Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Maria Selta-
dc.date.accessioned2019-02-26T12:09:16Z-
dc.date.available2019-02-26T12:09:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Selta. A literatura na educação infantil: um olhar psicopedagogico. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 229-234.pt_BR
dc.identifier.issn2179 4154-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39974-
dc.description.abstractAccording to Cavalcanti (2002), The child initiated in the world of reading is someone who can enlarge his vision of the other, who can enter into the universe of the symbolic and build for himself a reality more charged with meaning. Today we know how significant this process is, and literature with all its charm favors the affective ties of the imaginary, in the playfulness of literary experiences. A iming to encourage the reading process and collaborative participation among groups. With methodological emphasis on the practice of reading being developed spontaneously and affectively. Presentations in a theatrical way that helps overcome fear and personal insecurity. Story Time, the older children of the Assisted Approval Project are Storytellers. And through the performance of the activities we observe the behavioral, cognitive, motor evolution and the integration with other groups. To conclude, it was possible to learn reading the children who will present difficulties in the learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleA literatura na educação infantil: um olhar psicopedagogicopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDe acordo com Cavalcanti (2002), a criança iniciada no mundo da leitura é alguém que pode ampliar sua visão do outro, que pode adentrar no universo do simbólico e construir para si uma realidade mais carregada de sentido. Hoje sabemos quanto é significativo esse processo, e a literatura com todo seu encanto favorece os laços afetivos do imaginário, na ação lúdica das vivências literárias. Objetivando incentivar o processo da leitura e participação colaborativa entre grupos. Com ênfase metodológica na prática da leitura sendo desenvolvida de forma espontânea e afetiva. Apresentações de forma teatral que auxiliar a superação do medo e insegurança pessoal. Hora do Conto, as crianças maiores do Projeto Aprovação Assistidas são os contadores de Histórias. E através do desempenho das atividades observamos a evolução comportamental, cognitivo, motora e a integração com outros grupos. Para concluir, foi viabilizada a aprendizagem da leitura das crianças que apresentaram dificuldades no processo de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_mspereira.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.