Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39856
Type: Artigo de Periódico
Title: O diário de campo na experiência inicial docente
Title in English: The field journal in the initial teacher’s experience
Authors: Lima, Sheila Oliveira
Keywords: Diário de campo;Estágio;Formação docente
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: LIMA, Sheila Oliveira. O diário de campo na experiência inicial docente. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 126-141, out./dez. 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O estágio é a primeira experiência de ensino para os alunos do curso de Licenciatura em Letras - Português. Nos anos de 2016 e 2017, os alunos do terceiro ano registraram sua experiência de estágio em diários de campo. Embora seja considerada uma inovação nas experiências de estágio, o diário de campo é difundido em pesquisas geográficas e antropológicas. O objetivo do uso de diários de campo foi fazer com que os alunos observassem e registrassem o ambiente de estágio, a fim de trazêlos para uma profunda reflexão sobre a experiência ali vivenciada. Durante tal período, os estudantes registraram suas experiências nos diários e, ao final término, cada aluno escreveu um artigo reflexivo baseado em seu diário de campo. As análises dos artigos concluíram que o diário de campo aprimora a experiência de estágio, levando o estudante a uma formação docente autêntica.
Abstract: The internship is the first teaching experience to the students of the Portuguese Language and Literature Major. In 2016 and 2017, third-year students registered their internship experience in field journals. Although it is considered some of an innovation in the internship experiences, field journal is widespread in geographical and anthropological researches. The objective of using field journals was to make students observe and register the internship environment, in order to bring them to a deep reflection on the internship experience. During the internship, the students registered their experiences in field journals. At the end of the internship, each student wrote a reflexive article based on their field journal. My analyses of the articles concluded that the field journal enhances the internship experience, bringing the student to an authentical teaching formation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39856
ISSN: 2237-6321
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_solima.pdf146,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.