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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39854
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guimarães, Diana Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Pereira, Regina Celi Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T12:03:28Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T12:03:28Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Diana Ribeiro; PEREIRA, Regina Celi Mendes. A atividade docente à luz de categorias da semântica do agir em relatórios de estágio. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 84-102, out./dez. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39854 | - |
dc.description.abstract | The reports produced by the graduating to meet the evaluation requirements, in the subject of Supervised Internship (ES), after the regency of the classes, are extremely valuable, since they materialize, through the action of language, the diverse challenges faced by the student during the process of experiencing teaching practice, as well as making possible an appreciation of the categories of Semantics of Action, that is, the reasons, intentions and resources mobilized by this actor. With this in mind, we chose as objective of this study to analyze the elements of the action and its interweaving with the modifications in Supervised Internship reports of initial training in Portuguese Language Teaching. In order to fulfill this objective, we adopted a theoretical-methodological orientation that is based on the presuppositions of Sociodiscursivo Interacionismo (BRONCKART, 2012, 2006, 2008, MACHADO and BRONCKART, 2009), in the Labor Sciences (AMIGUES, 2004, and CLOT, 2007) and Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006), for which action and language play a fundamental role in human development. Among the obtained results, we interpret that the ES practice is extremely valuable for beginning trainees, who are appropriating the activity genre and constituting their professional identity, so that they can know the reality of the schools closely, where they can act in the future , and reflect critically on the resources used, on the necessary renormalizations and, reflect even on the professional who does not want to be. As for the linguistic order, we find that there were the use of pragmatic, appreciative and deontic modalities allied to the category of acting purposes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Semântica do Agir | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Estágio docente | pt_BR |
dc.subject | Relatório | pt_BR |
dc.title | A atividade docente à luz de categorias da semântica do agir em relatórios de estágio | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os relatórios produzidos pelo graduando para atender às exigências de avaliação, na disciplina de Estágio Supervisionado (ES), após a regência das aulas, são extremamente valiosos, uma vez que materializam, através da ação de linguagem, os diversos desafios enfrentados pelo aluno, durante o processo de experienciar a prática docente, assim como possibilita uma apreciação sobre os elementos que configuram o agir docente, isto é, as razões, as intenções e os recursos mobilizados por esse ator. Tendo isso em vista, elegemos como objetivo deste estudo analisar as categorias da Semântica do Agir e seu entrelaçamento com as modalizações em relatórios de Estágio Supervisionado de formação inicial em ensino de Língua Portuguesa. Para cumprir este objetivo, adotamos uma orientação teórico-metodológica que se pauta nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2012, 2006 2008; MACHADO; BRONCKART, 2009), nas Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; CLOT, 2007) e na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), para os quais o agir e a linguagem exercem um papel fundamental no desenvolvimento humano. Dentre os resultados obtidos, interpretamos que a prática do ES é de extrema valia para os estagiários iniciantes, os quais estão se apropriando do gênero da atividade e constituindo sua identidade profissional, para que possam conhecer de perto a realidade das escolas, onde poderão atuar futuramente, e refletir criticamente sobre os recursos utilizados, sobre as necessárias renormalizações e até sobre o profissional que não deseja ser. Quanto à ordem linguística, constatamos que houve o uso de modalidades pragmáticas, apreciativas e deônticas aliadas à categoria do agir finalidades. | pt_BR |
dc.title.en | The teaching activity in the light of categories of the sementice of act in stage reports | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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