Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSuassuna, Lívia-
dc.contributor.authorLeitão, Alane Kerolaine Gondim-
dc.date.accessioned2019-02-22T11:23:18Z-
dc.date.available2019-02-22T11:23:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSUASSUNA, Lívia; LEITÃO, Alane Kerolaine Gondim. A didatização da escrita por licenciandos do Curso de Letras-Português da UFPE. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 12-39, out./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39851-
dc.description.abstractIn this work, we aimed to identify and analyze the ways in which the undergraduate in a Letters-Portuguese mobilizes the disciplinary knowledge related to writing to teach writing in the curricular practicum of class regency. In order to constitute the theoretical reference, we support, on the one hand, authors who, in addition to an application view, understand the practicum as a privileged moment of articulation between theory and practice in initial teacher training, and defend that teacher knowledge is composite and heterogeneous; On the other hand, in terms of didactics of writing, we adopt the presuppositions of the socio-instructional paradigm of Portuguese language teaching, in which writing is understood as social practice and, therefore, demands knowledge of several orders and not just those of a structural nature . We performed a qualitative research whose corpus were oral reports and written reports submitted by undergraduates in a Letters-Portuguese course of UFPE at the end of the regency activities of classes from the final years of elementary school. The results showed that the undergraduates did not adequately explain the ways of writing didatization and that it is necessary that the training institutions devote more attention to this aspect during the initial training course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Letraspt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectEnsino da escritapt_BR
dc.titleA didatização da escrita por licenciandos do curso de Letras-Português da UFPEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, tivemos como objetivo identificar e analisar os modos como o licenciando de Letras-Português mobiliza os saberes disciplinares relativos à escrita para ensinar a escrever no estágio curricular de regência de turma. Para constituir o referencial teórico, apoiamo-nos, de um lado, em autores que, para além de uma visão aplicacionista, entendem o estágio como momento privilegiado de articulação entre teoria e prática na formação docente inicial, e defendem que o saber docente é compósito e heterogêneo; de outro lado, em termos da didática da escrita, adotamos pressupostos do paradigma sociointeracionista de ensino de língua portuguesa, no âmbito do qual a escrita é entendida como prática social e, por isso, demanda conhecimentos de várias ordens e não apenas aqueles de natureza estrutural. Realizamos uma pesquisa qualitativa cujo corpus foram projetos didáticos, relatos orais e relatórios escritos apresentados por licenciandos do curso de Letras-Português da UFPE ao final das atividades de regência de turmas dos anos finais do ensino fundamental. Os resultados mostraram que os licenciandos não explicitaram adequadamente os modos de didatização da escrita e que é necessário que as instituições formadoras dediquem maior atenção a esse aspecto ao longo do curso de formação inicial.pt_BR
dc.title.enThe didatization of writing by undergraduates of the Letters-Portuguese course of UFPEpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_lsuassunaakgleitao.pdf227,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.