Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39836
Tipo: TCC
Título: Perfil da Qualidade De Vida No Trabalho (QVT) dos alunos do curso superior de tecnologia em gestão da qualidade da UFC: uma análise espelhada no MODELO WALTON
Autor(es): Camêlo, Camila Maria Guerra
Orientador: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palavras-chave: Trabalho;Qualidade de vida no trabalho (QVT);Modelo Walton de QVT
Data do documento: 2018
Citação: CAMÊLO, Camila Maria Guerra. Perfil da Qualidade De Vida No Trabalho (QVT) dos alunos do curso superior de tecnologia em gestão da qualidade da UFC: uma análise espelhada no MODELO WALTON. 2018. 75f.-TCC (Monografia)- Universidade Federal do Ceará, Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Fortaleza (Ce), 2018.
Resumo: O conceito de trabalho, bem como a percepção de sua importância na vida do homem, modifica-se e acompanha as mudanças de pensamento, o surgimento de novas tecnologias e as consequentes necessidades que surgem no processo de evolução social e econômica. Na história da evolução humana, a forma como o trabalhador percebe a organização e vê seu próprio papel de colaborador, promove mudanças na produção, condições de trabalho e, consequentemente, no clima organizacional. Esta percepção foi o ponto de partida para as pesquisas em torno da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), e baseando - se no que já foi pesquisado acerca do tema, apresentou-se o conceito de QVT, bem como as diversas teorias sobre satisfação e motivação à luz da visão do trabalhador. Buscando compreender se o perfil negativo ou positivo de qualidade de vida no trabalho se distancia nos setores público e privado, realizou-se uma pesquisa de campo com estudantes trabalhadores do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade (TGQ), no município de Fortaleza, Ceará, analisando-os comparativamente. O objetivo geral é identificar e analisar comparativamente, entre setor público e privado, o perfil de QVT dos alunos do curso TGQ/UFC, com base nos estudos teóricos e modelo de aferição de QVT desenvolvido por Walton (1973). Os dados revelaram que os ambientes de trabalho em uma empresa privada e em instituições públicas podem diferir quanto aos níveis de pressão para produtividade e disputas por cargos ou setores, porém, podem apresentar semelhanças como a constatação de que suas jornadas de trabalho lhes esgotam as energias que favorecem o estudo. Considera-se que as informações apresentadas neste trabalho são relevantes para alunos, professores e coordenação, como instrumento que possa identificar deficiências e novas demandas que surjam durante as atividades acadêmicas, possibilitando a melhoria contínua e consolidação do curso como forma de qualificação que atenda satisfatoriamente aos públicos interno e externo à universidade.
Abstract: The concept of work and the knowledge about how important its in human being´s life changes, and following the new paradigms, the new tecnologies, and the new needs that arise in the process of social and economic evolution. In the history of human evolution the way of each worker understood the company and his role as a partner, promotes changes in production ways, working conditions and in the organizational environment. This was the starting for research on quality of work life (QWL) and what hás already been written about QWL, brings the concept of QWL, as well the multiple Theories of Motivation under the Worker´s perception. Questionnaires were applied to Tecnologia em Gestão da Qualidade (TGQ) students, who are public or private sector workers and a comparison was drawn using the Walton´s QWL. It was analyzed how these individuals perceive QWL considering their different work environments, what role the work plays in their lives off work and how QWL influences their students performance. It has been understood that workplaces in a private enterprise and in a public institutions may differ in levels of productivity stress and disputes by position or departaments, but also may show similarities as the thought that their working hours exhaust the forces that favor the study. It is considered that research is relevant for students and professors as a tool that can identify deficiences and new demands that arise during academy activities for continuous improvement and consolidation of the TGQ course as a qualification to the people both internal and external of the university.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39836
Aparece nas coleções:TECNOLOGIA EM GESTÃO DE QUALIDADE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_cmgcamelo.pdf470,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.