Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39826
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da usabilidade da interface humano Computador de Ambientes Virtuais de Educação (AVE)
Autor(es): Fernandes, Gildásio Guedes
Castro Filho, José Aires de
Palavras-chave: International Organization for Standardization;Ciência cognitiva
Data do documento: 2008
Citação: FERNANDES, Gildásio Guedes; CASTRO FILHO, José Aires de. Avaliação da usabilidade da interface humano Computador de Ambientes Virtuais de Educação (AVE). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 826-843.
Resumo: O termo usabilidade se origina na ciência cognitiva e significa fácil de usar. Nos primórdios do decênio de 80, passa a integrar as áreas de psicologia e ergonomia e na área de computação passa a ser um fator de preocupação em conjunto com a funcionalidade dos sistemas. Nielsen (1993) apresenta cinco atributos para usabilidade que contribuem para boa interface: facilidade de aprendizagem, eficiência de uso, facilidade de memorização, baixas taxas de erro e satisfação subjetiva. A definição constante na norma da International Organization for Standardization (ISO, No 9241-11), Guidance on usability (1998), diz que usabilidade é a capacidade de um produto ser utilizado por indivíduos em busca de atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39826
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_ggfernandes.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.