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dc.contributor.authorVieira, Danielly Cristina Pereira-
dc.date.accessioned2019-02-20T21:05:18Z-
dc.date.available2019-02-20T21:05:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVIEIRA, Danielly Cristina Pereira. A lilith saramaguiana: representação do feminino em Caim. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 14, p. 239-258, out./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39806-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJosé Saramagopt_BR
dc.subjectCaimpt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectLilithpt_BR
dc.subjectFeminino.pt_BR
dc.titleA lilith saramaguiana: representação do feminino em Caimpt_BR
dc.title.alternativeLa lilith saramaguiana: representación de lo femenino en Caínpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo vislumbrar a produção ficcional do escritor José Saramago, nota-se a persistência de personagens femininas intrigantes pela sua constituição. São personagens dotadas de características de sujeitos ativos, que se expandem em subversão e racionalidade mística. Este artigo propõe um estudo acerca da personagem feminina lilith da obra Caim (2009), de José Saramago. Assim, pretendeu-se, primeiramente, traçar um breve percurso acerca da personagem mítica Lilith a fim de esboçar suas características primordiais. Para tanto, utilizou-se a teoria de Eliade (2011) acerca do mito e as teorias de Patai (1964), Koltuv (2017), acerca do mito lilithiano. Posteriormente, desenvolveu-se um percurso sobre as representações literárias femininas, respaldado, principalmente, em Brandão (2006). Em ambos os percursos verificou-se as relações sociais do feminino e suas correspondências com a personagem Lilith tanto mítica quanto literária através dos estudos de Butler ([1990] 2003), Beauvoir (2003). Em síntese, buscou-se analisar a representação da personagem feminina lilith no romance saramaguiano focalizando sua essência subversiva, libertária, feminina e a reverberação do seu discurso na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstract-esAl vislumbrar la producción ficticia del escritor José Saramago, se nota la persistencia de personajes femeninos intrigantes por su constitución. Son personajes dotados de características de sujetos activos, que se expanden en subversión y racionalidad mística. Este artículo propone un estudio sobre el personaje femenino lilith de la obra Caín (2009), de José Saramago. Así, se pretendió, primero, trazar un breve recorrido acerca del personaje mítico Lilith, a fin de esbozar sus características primordiales. Para ello, se utilizó la teoría de Eliade (2011) acerca del mito y Patai (1964), Koltuv (1986), entre otros, acerca del mito lilithiano. Posteriormente, se desarrolló un recorrido sobre las representaciones literarias femeninas - respaldado principalmente, en Brandão (2006). En ambos recorridos se verificó las relaciones sociales del femenino y sus correspondencias con el personaje tanto mítica como literaria a través de los estudios de Butler (1990) 2003, Beauvoir (2003), entre otros. En síntesis, se buscó analizar la representación del personaje femenino lilith en la novela saramaguiana enfocando su esencia subversiva, libertaria, femenina y la reverberación de su discurso en la contemporaneidad.pt_BR
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