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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39791
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Irffi, Guilherme Diniz | - |
dc.contributor.author | Martins, Mariana de Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-20T13:14:27Z | - |
dc.date.available | 2019-02-20T13:14:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Mariana de Abreu. Análises de indicadores das universidades federais: período 2007 a 2016. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39791 | - |
dc.description.abstract | This study aimed the analisys of the indicators cited by the Support Program to Restructuring Plans and Expansion of Federal Universities (REUNI) in order to understand the expansion process of federal higher education institutions in Brazil for the years 2007 to 2016 as well the quality of teaching offered. Therefore, four indicators weew analyzed: the Completion Rate of face-to-face undergraduate courses, the Evasion Index, the Student/Docent Ratio and the Number of Ph.D. Observing the results obtained with the indicators, it was observed taht the Completion Rate of the undergraduate courses presented a decrease, as well the Student/Docent Ratio and the Evasion Index increased. Although there is evidence of a university expansion in Brazil, a reassessment of the índices and factors responsible for this expansion is necessary. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | REUNI | pt_BR |
dc.subject | Expansão universitária | pt_BR |
dc.title | Análises de indicadores das universidades federais: período 2007 a 2016 | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esse estudo objetivou a análise dos indicadores citados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI a fim de alcançar uma compreensão sobre como se deu o processo expansivo das instituições federais de ensino superior no Brasil para os anos de 2007 a 2016 bem como a qualidade de ensino ofertado. Para tanto, foram analisados quatro indicadores: a Taxa de Conclusão dos cursos de graduação presenciais, o Índice de Evasão, a Razão Discente/Docente e o Número de Docentes com Doutorado. Ao observar os resultados obtidos com os indicadores, foi observado que a Taxa de Conclusão dos Cursos de graduação presenciais apresentou um decréscimo, assim como a Razão Discente/Docente, e o Índice de Evasão aumentou. Embora se evidencie uma expansão universitária no Brasil, é necessária uma reavaliação dos índices e dos fatores responsáveis por essa expansão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FINANÇAS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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