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dc.contributor.advisorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorSousa, João Benício-
dc.date.accessioned2019-02-20T13:12:24Z-
dc.date.available2019-02-20T13:12:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUSA, João Benício. Resultados de escolas públicas militares e não-militares de Fortaleza durante o ensino básico: uma análise descritiva. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39789-
dc.description.abstractIn the last decades the monitoring of public policies aimed at the improvement of education in the country has intensified. Among the most recent policies adopted to monitor the evolution / involution of education has been the practice of measuring the quality of education through indicators. At the national level this practice is configured through the Basic Education Index (Ideb) that measures the quality of education in basic education. In parallel with this indicator and also with a view to monitoring the internal reality of federated entities, these have developed systems of diagnostic assessments with the aim of, among others, monitoring the level of knowledge of the students through the results they achieve in these assessments as well contriubuir in the design of public policies that aim at the achievement of the goals related to the mentioned federal government indicator. Based on this, the present work aims to discuss the income in the diagnostic evaluations and Ideb of 51 state public schools of Ceará during the period from 2007 to 2015, however due to the availability of data, these data were treated biannually. From the results of the schools, a parallel was also drawn between the results achieved by the military schools in comparison to the results of the non-military schools, in order to understand if there is any disparity between the quality of the schools and therefore to recognize the quantification of this disparity, if any. For this, a descriptive evaluation of the variables considered was developed. With this, the results point to considerable disparities between the results of military and non-military schools, with those performing far above these. It is also worth mentioning that the disparities are present throughout the school year, from the first diagnostic evaluation applied by the federal government, through Saeb, in the fifth year; until the evaluation that the today measures the performance of the student at the end of elementary school, the Enem. This examination serves as a reference for the access of students to the higher education level, either in public universities, through Sisu, or for admission to private university centers, through student financing programs such as FIES and PROUNI.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolas militarespt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectEscolas Públicaspt_BR
dc.subjectEscolas Militares - Fortalezapt_BR
dc.titleResultados de escolas públicas militares e não-militares de Fortaleza durante o ensino básico: uma análise descritivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNas últimas décadas tem-se intensificado o acompanhamento de políticas públicas voltadas para a melhoria da educação no país. Dentre as políticas mais recentemente adotadas para o acompanhamento da evolução/involução da educação tem-se desenolvido a prática de mensurar a qualidade da educação através de indicadores. Em nível nacional essa prática se configura através do Índice da Educação Básica (Ideb) que mede a qualidade da educação no ensino básico. Em paralelo a este indicador e com vistas também a acompanhar a realidade interna dos entes federados, estes têm desenvolvido sistemas de avaliações diagnósticas com intuito de, entre outros, acompanhar o nível de conhecimento dos alunos através dos resultados que os mesmos alcançam nessa avaliações assim como contribuir no desenho de políticas públicas que visam o alcançe das metas relacionadas ao indicador do governo federal citado. Com base nisso, o presente trabalho visa discutir os rendimentos nas avaliações diagnósticas e no Ideb de 51 escolas públicas estaduais do Ceará durante o período de 2007 a 2015, entretanto devido a disponibilidade dos dados, esses dados foram tratados bianualmente. A partir dos resultados das escolas traçou-se também um paralelo entre os resultados alcançados pelas escolas militares em comparação ao resultados das escolas não-militares, a fim de compreender se existe alguma disparidade entre a qualidade das escolas e consequentemente reconhecer a quantificação dessa disparidade, caso exista. Para tanto foi desenvolvido no trabalho uma avaliação descritiva das variáveis consideradas. Com isso os resultados apontam para consideráveis disparidades entre os resultados das escolas militares e não-militares, possuindo aquelas desempenho bastante superior a estas. Vale salientar também que as disparidades se fazem presente em todo o ciclo escolar, desde a primeira avaliação diagnóstica aplicada pelo governo federal, através do Saeb, no quinto ano; até a avaliação que o hoje mede o desempenho do aluno no final do ensino básico, o Enem. Exame este que serve de referência para o acesso dos estudantes ao nível superior de ensino, seja nas universidades públicas, através do Sisu, seja para ingresso nos centros universitários privados, através de programas de financiamento estudantil, como FIES e PROUNI.pt_BR
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