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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Francisco Gildemir Ferreira da-
dc.contributor.authorRodrigues, Júlia Andrade da Silva-
dc.date.accessioned2019-02-20T13:03:49Z-
dc.date.available2019-02-20T13:03:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Júlia Andrade da Silva. Análise de eficiência técnica dos aeroportos concedidos no Brasil no segundo grupo de leilões utilizando o DEA. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39788-
dc.description.abstractThere has been an intense growth in the number of passengers and the amount of cargo transported by airplanes in the last 20 years, mainly due to the economic rise of the country and the increase in the per capita income of Brazilians, despite the low investment in the increase of the capacity of the current airports. The Federal Government, through the National Civil Aviation Agency (ANAC) and the Civil Aviation Secretariat (SAC), made arrangements throughout 2011 to restructure the Brazilian airport sector by deciding to grant the airports to private initiative. The first decision was to privatize in 2012 the airports of Guarulhos, Campinas and Brasilia. In this paper, it will be analyzed whether there is a difference between the technical efficiency of the airports awarded compared to those not granted after 2012, using the Data Envelopment Analysis (DEA) technique. The scientific gain is to measure the statistical significance between different groups through intertemporal means test and intergroups, incorporating ex-post statistics of the concessions and innovating in the evaluation of policies that aim to increase technical efficiency. The results show that there was no statistically significant gain in this category between the airports granted and not granted. It is suggested to carry out new studies exploring new input and output variables.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAeroportos - Brasilpt_BR
dc.subjectAeroportos - Concessãopt_BR
dc.titleAnálise de eficiência técnica dos aeroportos concedidos no Brasil no segundo grupo de leilões utilizando o DEApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrHouve um intenso crescimento do número de passageiros e da quantidade de carga transportada por aviões nos últimos 20 anos provenientes principalmente da ascensão econômica do país e do aumento da renda per capita do brasileiro, apesar do baixo investimento na ampliação da capacidade dos atuais aeroportos. O Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Secretaria de Aviação Civil (SAC), tomou providências ao longo de 2011 para reestruturar o setor aeroportuário brasileiro decidindo conceder os aeroportos à iniciativa privada. A primeira decisão foi privatizar em 2012 os aeroportos de Guarulhos, Campinas e de Brasília. Neste trabalho será analisado se há diferença entre a eficiência técnica dos aeroportos concedidos em comparação aos não concedidos após 2012, utilizando a técnica Data Envelopment Analysis (DEA). O ganho científico está em medir a significância estatística entre diferentes grupos via teste de médias intertemporal e intergrupos, incorporando estatísticas ex-post das concessões e inovando na avaliação de políticas que objetivavam ampliar a eficiência técnica. Os resultados apontam que não se alcançou ganho estatisticamente significativo nesse quesito entre os aeroportos concedidos e não concedidos. Sugere-se realização de novos estudos explorando novas variáveis de input e output.pt_BR
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