Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39771
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Do conto ao “romance”: configurações identitárias na narrativa clariciana
Título em espanhol: Del cuento a la “novela”: configuraciones identitarias en la narrativa clariciana
Autor(es): Arrais, Ana Carolina Cavalari
Palavras-chave: Identidades femininas;Literatura Brasileira;Modernismo;Clarice Lispector
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: ARRAIS, Ana Carolina Cavalari. Do conto ao “romance”: configurações identitárias na narrativa clariciana. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 14, p. 14-30, out./dez. 2018.
Resumo: O termo identidade, atualmente no centro dos debates culturais, associado à crítica feminista, possibilita-nos aprofundar problematizações importantes sobre os temas: mulher e sociedade, violência doméstica, família, maternidade, casamento etc. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de identidade e sua representação em duas narrativas da escritora Clarice Lispector, a saber, o conto “Gertrudes pede um conselho” (1941) e o “romance” Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969). Mesmo com uma diferença de publicação de quase três décadas, tais narrativas comportam aproximações que permitem propor a realização de um trabalho ficcional por parte da escritora acerca da formação identitária das personagens femininas. Nas duas narrativas, a busca da essência do ser por parte das protagonistas relaciona-se à busca por independência e à discussão sobre a condição da mulher na pós-modernidade, trabalhada a partir da repercussão de acontecimentos geradores de sentimentos e sensações nas personagens, e não da descrição das ações.
Resumen: El término identidad, actualmente en el centro de los debates culturales, asociado a la crítica feminista, nos permite profundizar problemáticas importantes sobre los temas: mujer y sociedad, violencia doméstica, familia, maternidad, matrimonio etc. En este sentido, el presente artículo tiene como objetivo discutir el concepto de identidad y su representación en dos narrativas de la escritora Clarice Lispector, a saber, el cuento “Gertrudes pede um conselho”(1941) y la “novela”Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres(1969). Aunque tengan una diferencia de publicación de casi tres décadas, las referidas narrativas posibilitan aproximaciones que permiten proponer la realización de un trabajo ficcional por parte de la escritora acerca de la formación identitaria de los personajes femeninos. En lasdos narrativas, la búsqueda de la esencia del ser por parte de las protagonistas se relaciona a la búsqueda por independencia y a la discusión sobre la condición de la mujer en la posmodernidad, trabajada a partir de la repercusión de acontecimientos generadores de sentimientos y sensaciones en los personajes,y no de la descripción de las acciones.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39771
ISSN: 1980-4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_accarrais.pdf679,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.