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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rok Sônia Naiária de-
dc.contributor.authorLinhares, Maria Elcelane de Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Antônia Natália de-
dc.date.accessioned2019-02-19T11:49:42Z-
dc.date.available2019-02-19T11:49:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rok Sônia Naiária de; LINHARES, Maria Elcelane de Oliveira; LIMA, Antônia Natália de. Memória, educação e patrimônio histórico: um longo percurso. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 278-287.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39752-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação – ECHEpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio históricopt_BR
dc.subjectPreservação do passadopt_BR
dc.titleMemória, educação e patrimônio histórico: um longo percursopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNão há como falar sobre Educação Patrimonial sem enfatizar o papel da memória. Segundo Pierre Nora (1981, p.08), nossa sociedade contemporânea é marcada por rápidos e intensos processos de transformações, partindo disso a preocupação para com a preservação do passado. Ele denomina esses processos como aceleração, entendendo que é isso o que causa “[...] toda a distância entre a memória verdadeira, social, intocada, aquela cujas sociedades primitivas, ou arcaicas, representam o modelo e guardam consigo o segredo” e o presente em que as transformações acontecem. Nora acredita haver uma morte da memória em nossa atualidade, sendo que não existiria um repasse de tradições vivas entre as gerações. Analisa ainda que, os vestígios que dão a ilusão de cristalização do passado, nos quais podemos chamar de patrimônios, só existem porque não existem mais esses meios vivos de memórias. [...]pt_BR
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