Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39716
Tipo: | TCC |
Título: | O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI: análises de indicadores (2007 a 2015) e desenho de marco lógico |
Autor(es): | Feitosa, Letícia da Silva |
Orientador: | Irffi, Guilherme Diniz |
Palavras-chave: | Expansão do Ensino Superior - Indicadores |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | FEITOSA, Letícia da Silva. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI: análises de indicadores (2007 a 2015) e desenho de marco lógico. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | O presente documento tem como objetivo analisar o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) com a finalidade de compreender o modo pelo qual tem se dado o processo expansivo das universidades federais pelo país e a qualidade do ensino e de todos os fatores abrangidos por isto. Para isso foram observados sete indicadores, sendo eles: a taxa de conclusão dos cursos de graduação, o índice de evasão, a razão discente/docente, o índice geral de cursos, o número de docentes com doutorado, o número de patentes e os gastos com as universidades. Ao analisar os indicadores que avaliam as metas do programa, pode-se inferir que a taxa de conclusão dos cursos de graduação não aumentou, o índice de evasão aumentou e a razão discente/docente apresenta valores aquém do esperado. Em relação ao desenho de marco lógico, foram apresentados indicadores de resultados e impactos de curto, médio e longo prazo para uma futura avaliação do REUNI. |
Abstract: | The purpose of this document is to analyze the Program to Support Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI) in order to understand the way in which the federal universities' expansive process has taken place and the quality of teaching and learning all factors covered by this. In order to do so, seven indicators were observed: graduation rate, dropout rate, student / teacher ratio, general course index, number of PhD students, number of patents and expenditures with universities. When analyzing the indicators that evaluate the goals of the program, it can be inferred that the completion rate of the undergraduate courses did not increase, the evasion rate increased and the student / teacher ratio presented values below expectations. Regarding the logical framework design, short, medium and long term results and impacts indicators were presented for a future REUNI evaluation. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39716 |
Aparece nas coleções: | FINANÇAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_lsfeitosa.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.