Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39710
Tipo: Artigo de Evento
Título: A morte nas presas da onça: memórias sobre a cova da negra
Autor(es): Santos, Cícero Joaquim dos
Silva, Toshik Iarley da
Palavras-chave: Morte;Travessia;Especificidade do tempo
Data do documento: 2013
Citação: SANTOS, Cícero Joaquim dos; SILVA, Toshik Iarley da. A morte nas presas da onça: memórias sobre a cova da negra. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1885-1894.
Resumo: Pensando em como os homens lidam com a “travessia que não permite trapaça”, a morte, nas especificidades dos tempos e espaços e, portanto, na singularidade histórica aqui estudada, problematizamos a construção das memórias sobre o culto religioso à Cova da Negra, localizada no sítio Caatingueira, na zona rural do município do Crato, no Cariri cearense. Sobre esse lugar foram construídas práticas e representações sociais que lhes atribuem um aspecto sobrenatural. Ele é entendido pelos devotos que cultuam a alma da Negra e que acreditam nos seus poderes extraordinários como um espaço sagrado: um marco que estabelece a comunicação entre o mundo terreno e o celeste.1 Pois para o homem religioso “a manifestação do sagrado funda ontologicamente o mundo. Na extensão homogênia e infinita onde não é possível nenhum ponto de referência, e onde, portanto, nenhuma orientação pode efetuar-se, a hierofania revela um ‘ponto fixo’ absoluto, um Centro” (ELIADE, 1992, p.26). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39710
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_tisilva.pdf5,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.