Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39703
Tipo: Artigo de Evento
Título: Os heróis biografados e o ensino de história: de uma história “maestra vitae” a uma história-problema
Autor(es): Rodrigues, Karla Cristine
Palavras-chave: Ensino de História;Processo de Ensino-Aprendizagem;Ensino da História-problema
Data do documento: 2013
Citação: RODRIGUES, Karla Cristine. Os heróis biografados e o ensino de história: de uma história “maestra vitae” a uma história-problema. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1797-1808.
Resumo: O presente texto tem como objetivo refletir sobre os usos da memória no Ensino de História, e, sobretudo no que toca a construção de heróis, tão presente quando se pensa sobre História. Levando em consideração as mudanças que aconteceram nos últimos anos no fazer historiográfico, partindo da ideia da história-problema, perspectiva que confere à História uma atitude crítica diante da sociedade. O interesse em estudar esse tema surgiu de uma curiosidade a respeito da eleição desses heróis, como eles chegaram ali ou são escolhidos, e da percepção de que a Escrita da História foi – e ainda é em alguns lugares – permeada pelos eleitos heróis. Entendemos também que sempre havia o herói para cada história, sobretudo, quando esta servia como exemplo- a chamada “História Maestra Vitae”. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39703
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_kcrodrigues.pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.