Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39703
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Os heróis biografados e o ensino de história: de uma história “maestra vitae” a uma história-problema |
Autor(es): | Rodrigues, Karla Cristine |
Palavras-chave: | Ensino de História;Processo de Ensino-Aprendizagem;Ensino da História-problema |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | RODRIGUES, Karla Cristine. Os heróis biografados e o ensino de história: de uma história “maestra vitae” a uma história-problema. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1797-1808. |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo refletir sobre os usos da memória no Ensino de História, e, sobretudo no que toca a construção de heróis, tão presente quando se pensa sobre História. Levando em consideração as mudanças que aconteceram nos últimos anos no fazer historiográfico, partindo da ideia da história-problema, perspectiva que confere à História uma atitude crítica diante da sociedade. O interesse em estudar esse tema surgiu de uma curiosidade a respeito da eleição desses heróis, como eles chegaram ali ou são escolhidos, e da percepção de que a Escrita da História foi – e ainda é em alguns lugares – permeada pelos eleitos heróis. Entendemos também que sempre havia o herói para cada história, sobretudo, quando esta servia como exemplo- a chamada “História Maestra Vitae”. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39703 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_kcrodrigues.pdf | 5,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.