Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Raimunda Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Cleidiane Barbosa da | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Rui Martinho | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T12:43:40Z | - |
dc.date.available | 2019-02-18T12:43:40Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Raimunda Costa; SILVA, Maria Cleidiane Barbosa da; RODRIGUES, Rui Martinho. Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1610-1619. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sociologia e Educação | pt_BR |
dc.subject | Émile Durkheim | pt_BR |
dc.title | Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da sociologia para a educação, com recorte para a atualidade do conceito de educação legitimado nos pressupostos sociológico de Émile Durkheim. Para tanto, nos reportaremos do conceito de educação para, só então, afirmamos em que medida tal conceito nos dá subsídio para compreendermos a educação vigente. Para facilitar a compreensão do ideário educacional de Durkheim, este artigo está estruturado da seguinte forma: apresentaremos inicialmente uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, posteriormente discorreremos sobre o conceito de educação defendido pelo autor, no livro “Educação e Sociologia” e por último apresentaremos questionamentos acerca da atualidade desse conceito. Durkheim afirma que não temos uma educação homogênea, mas uma educação que varia no tempo e no espaço, cuja intencionalidade se fixa em uma base comum que é formar um ideal de homem. Partindo dessa ideia, é relevante a discussão deste trabalho para percebermos em que medida podemos encontrar respostas para os questionamentos acerca do papel da educação na atualidade. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_rmrodrigues.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.