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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39614
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tavares, Wladimir Araujo | - |
dc.contributor.author | Martins, Francisco Leonardo Batista | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T16:11:27Z | - |
dc.date.available | 2019-02-12T16:11:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Francisco Leonardo Batista. Algoritmos exatos para o problema de coloração de grafos. 2018. 29 f. TCC (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39614 | - |
dc.description.abstract | In this work we present some of the main strategies to reduce the time from the Backtracking algorithm for coloring graphs. In the Backtracking algorithm we can change the branching strategy and the lower and upper bounds that are used by the original algorithm. Two coloring algorithms, BTSL and BTDSATUR, are presented, which were elaborated from some changes in the Backtracking algorithm. In these changes proposals are presented for the Backtracking branching strategy: static form based on the ordering SL and dynamic form based on the DSATUR algorithm. With regard to the upper limit, it will be indicated by the number of colors used by the sequential coloring algorithm, with order based on the SL order for the BTSL, and the number of colors used by the DSATUR coloring algorithm, in the case of the BTDSATUR algorithm. In addition, a new algorithm will be proposed for this graph coloring problem, the BTH, that will be a hybrid algorithm that will combine the two algorithms (BTSL and BTDSATUR), dividing a percentage of vertices that will be colored by each algorithm. Finally, we provide a algorithm performance analysis based on the time and number of nodes generated for each input graph in the experiments that were proposed. From the experiments, we can notice that the proposed strategy used, despite being better than the BTSL algorithm, does not overcome DSATUR. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Coloração de grafos | pt_BR |
dc.subject | Backtracking | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.title | Algoritmos exatos para o problema de coloração de grafos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho são apresentadas algumas das principais estratégias para reduzir o tempo do algoritmo de Backtracking para a coloração de grafos. No algoritmo de Backtracking podemos alterar a estratégia de ramificação e os limites inferior e superior que são usados pelo algoritmo original. São apresentados dois algoritmos de coloração, o BTSL e o BTDSATUR que foram elaborados a apartir de algumas alterações no algoritmo de Backtraking. Nessas alterações são apresentadas propostas para a estratégia de ramificação do Backtracking: uma forma estática baseada na ordenação SL e uma forma dinâmica baseada no algoritmo DSATUR. E em relação ao limite superior ele será indicado pelo número de cores utilizadas pelo algoritmo de coloração sequencial com a ordem baseada na ordem SL para o BTSL e o número de cores utilizadas pelo algoritmo de coloração DSATUR no caso do Algoritmo BTDSATUR. Além disso um novo algoritmo será proposto para esse o problema de coloração de grafos, o BTH, que será um algoritmo híbrido que combinará os dois algoritmos (BTSL e BTDSATUR), dividindo uma porcentagem de vértices que será colorido por cada algoritmo. Por fim, é feita uma análise de desempenho dos algoritmos baseada no tempo e no número de nós gerados pra cada grafo de entrada nos experimentos que foram propostos. E a partir dos experimentos podemos notar que a proposta utilizada, mesmo sendo melhor que a do algoritmo BTSL, não consegue superar o DSATUR. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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