Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39599
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Editorial. A filosofia na América Latina
Autor(es): Chagas, Eduardo Ferreira
Velasco, Sirio Lopez
Carvalho, Manoel Jarbas Vasconcelos
Palavras-chave: Filosofia;América Latina;Grupo generacional
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: CHAGAS, Eduardo Ferreira; VELASCO, Sirio Lopez; CARVALHO, Manoel Jarbas Vasconcelos. Editorial. A filosofia na América Latina. Revista Dialectus, Fortaleza (CE), ano 5, n. 13, p. 1-3, ago./dez. 2018.
Resumo: Inegavelmente a característica mais marcante no que se refere ao pensamento latino-americano é a busca pela originalidade. Os pensadores da chamada “geração dos patriarcas” forjaram uma filosofia genuinamente latino-americana. A “geração dos forjadores”, dominou a filosofia europeia e fez sucumbir o desnível técnico em relação a esta. Só então, partindo deste grande esforço das gerações anteriores, é que o grupo generacional se viu confrontado com a árdua missão de produzir um pensamento original que respondesse aos problemas do homem latino-americano. Diante deste grande desafio, os filósofos latino-americanos assumiram posturas distintas, é o que alguns intelectuais presentes nesta nova edição da Revista Dialectus procuraram entender. Em caráter de Sumário, explanaremos um pouco dos textos que compõem este número. Sempre na expectativa de “seduzir” o leitor a encarar frontalmente os textos e extrair deles o seu devido julgamento.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39599
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_efchagasslvelasco.pdf128,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.