Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39572
Tipo: Artigo de Evento
Título: A função educativa da imprensa: ideias e ideais de renovação educacional em Cecília Meireles
Autor(es): Silva, Manuelle Araújo da
Palavras-chave: Cecília Meireles;Educação e publicação;Renovação educacional
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Manuelle Araújo da. A função educativa da imprensa: ideias e ideais de renovação educacional em Cecília Meireles. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1562-1570.
Resumo: No período compreendido entre 1930 a 1933, Cecília Meireles escreveu uma coluna intitulada na Página de Educação no jornal Diário de Notícias, publicado no Rio de Janeiro. Assim, nos moldes de uma interpretação meticulosa e crítica da educação do período, Cecília, ao passo em que realiza apontamentos aos problemas referentes à temática, propôs ideias e ideais em prol de uma renovação educacional. Conforme Valéria Lamego, que realizou um estudo referencial sobre a temática, intitulado “A Farpa na Lira: Cecília Meireles na Revolução de 30”, essa grande reforma educacional almejada pela escritora era identificada com a teoria pedagógica da Escola Nova. De acordo com os preceitos defendidos por ambas, o ensino deveria ser, sobretudo, laico, libertário e crítico. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39572
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_masilva.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.