Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39511
Tipo: | Tese |
Título: | Limites socioculturais na gestão ambiental dos resíduos sólidos em Boa Vista-RR: reflexões ambientadas na conjuntura da educação superior |
Título em inglês: | Sociocultural limits in the environmental administration of the solid residues in Boa Vista - RR: Reflections adapted in the conjuncture of higher education". |
Autor(es): | Scacabarossi, Haroldo |
Orientador: | Oliveira, Christian Dennys Monteiro de |
Palavras-chave: | Intervenção;Políticas públicas;Cenários urbanos;Aprendizagem dinâmica |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SCACABAROSSI, Haroldo. Limites socioculturais na gestão ambiental dos resíduos sólidos em Boa Vista-RR: reflexões ambientadas na conjuntura da educação superior. 2019. 136 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | A pesquisa apresenta, de forma interativa, resultado de um processo de intervenção junto à formação docente superior. A efetiva participação de acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima – UERR orientou o viés investigativo de cenários urbanos assinalados por obstáculos institucionais limitados, bem como variáveis relativas à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos da cidade Boa Vista – RR, estes correlatos à rede de impedimentos (político, cultural e ambiental) à efetivação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos – PNRS. A concepção de um ambiente de aprendizagem que expresse a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP - proporcionou interação educador-educando e envolveu ativamente os acadêmicos, possibilitando estabelecer conexões com a questão abordada. Correlacionar a problemática ambiental urbana dentro do processo de formação docente em Geografia se estabeleceu como fato potencializador de intervenção e da gestão da paisagem urbana instrumentalizada por perspectivas geoeducacionais. As ações propositivas se pautaram por responsabilidades a elementos ou partes dentro de um conjunto totalizante de ações, necessariamente correlatos às políticas públicas, no sentido da efetivação de ações que possam mitigar a problemática dos resíduos sólidos urbanos (SRU) gerados na cidade de Boa Vista – RR. |
Abstract: | The research presents, in an interactive way, the result of an intervention process with the superior teacher training. The effective participation of academics from the Geography course of the State University of Roraima - UERR guided the research of urban scenarios marked by limited institutional obstacles, as well as variables related to the Integrated Management of Urban Solid Residues of the city of Boa Vista - RR, these correlates network of impediments (political, cultural and environmental) to the implementation of the National Politics on Solid Waste - PNRS. The conception of a learning environment that expresses Problem-Based Learning - PBL - provided eteacher-student interaction and actively involved academics, making it possible to establish connections with the issue addressed. Correlating the urban environmental problem within the process of teacher education in Geography was established as a fact of intervention and the management of the urban landscape instrumented by geoeducational perspectives. Propositional actions were based on responsibilities to elements or parties within a total set of actions, necessarily correlated to public politics, in the sense of carrying out actions that could mitigate the problem of solid urban waste (SUW) generated in the city of Boa Vista - RR. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39511 |
Aparece nas coleções: | DGR - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tese_hscacabarossi.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.