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Tipo: TCC
Título: RITMUSIC: um jogo eletrônico para apoiar o ensino de ritmo
Autor(es): Souza, Tamyres Bezerra de
Orientador: Jucá, Paulyne Matthews
Palavras-chave: Ensino- Apoio pedagógico;Ritmo;Jogos
Data do documento: 2018
Citação: SOUZA, Tamyres Bezerra de. RITMUSIC: um jogo eletrônico para apoiar o ensino de ritmo. 2018. 95 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018.
Resumo: A música é uma forma de arte que faz parte da vida das pessoas, ela molda culturas, e está presente em todas as partes. Depois da Lei nº 11.769/08 que tornou o ensino da música obrigatório nas escolas, surgiu uma maior importância de falar sobre a mesma. Uma das partes que compõe a música é o ritmo, que é importante para determinar a duração de cada som e silêncio na música . Alguns dos problemas do ensino da música, além da quantidade de profissionais capacitados, são as ferramentas de apoio dos instrutores, a inserção de motivação, o desinteresse por parte dos alunos e o estudo passivo (FARIA, 2015). Os jogos se mostraram muito eficazes em apoiar o ensino de muitos assuntos, dentre eles, física, matemática, química e até música. Dentre os jogos que trabalham com música, mas que não ensinam, pode-se citar como exemplo o jogo Guitar Hero, em que o jogador tem como objetivo seguir o ritmo da música tocada. Jogos nesse formato são muito famosos e têm milhões de seguidores. Como mostrado nos parágrafos anteriores a importância da música, as dificuldades em se ensinar seus componentes e quanto um jogo pode ser apoiador do ensino de conteúdos, o trabalho proposto tem como objetivo a criação de um jogo rítmico para apoiar o ensino de ritmo. O jogo foi desenvolvido na Unity 3D e tem gênero runner ritmo. O experimento de avaliação foi realizado com 20 pessoas. Foi realizada uma análise quantitativa com os dados gerado por cada participante para analisar o rendimento do participante e qualitativa através de um questionário online, baseado do trabalho de Savi (2010), para coletar a percepção dos alunos sobre o apoio ao ensino de ritmo e a motivação para o uso do jogo. Os resultados obtidos do experimento mostraram que a percepção dos participantes foram positivas e que eles se sentem motivados a continuar jogando. Mesmo com ressalvas, o trabalho fora bem avaliado e obteve bom rendimento.
Abstract: Music is an art form that is part of people's lives, it shapes cultures, and is present everywhere. After Law No. 11.769/08, which made the teaching of music compulsory in schools, it was more important to talk about it. One of the parts that makes up the song is the rhythm, which is important in determining the duration of each sound and silence in the song. Some of the problems of music teaching, besides the number of trained professionals, are the tools of support of the instructors, the insertion of motivation, the lack of interest on the part of the students and the passive study (FARIA, 2015). The games have proved very effective in supporting the teaching of many subjects, including physics, mathematics, chemistry and even music. Among the games that work with music, but do not teach, you can cite as an example the game Guitar Hero, in which the player aims to keep pace with the music played. Games in this format are very famous and have millions of followers. As shown in the preceding paragraphs the importance of music, the difficulties in teaching its components and how much a game can be a supporter of content teaching, the proposed work aims to create a rhythmic game to support the teaching of rhythm. The game was developed in Unity 3D and has runner rhythm genre. The evaluation experiment was carried out with 20 people. A quantitative analysis was performed with the data generated by each participant to analyze the participant's performance and qualitative through an online questionnaire, based on the work of Savi (2010), to collect the students' perception about the support to rhythm teaching and the motivation to use the game. The results obtained from the experiment showed that participants' perceptions were positive and that they feel motivated to continue playing. Even with caveats, the work was well evaluated and yielded good results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39477
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