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dc.contributor.advisorCastro Neto, Manoel Mendonça de-
dc.contributor.authorMartín, Lisel Expósito-
dc.date.accessioned2019-02-06T14:35:44Z-
dc.date.available2019-02-06T14:35:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMARTÍN, L. E. Proposta metodológica para modelagem microscópica de interseções semaforizadas multimodais. 2018. 203 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39414-
dc.description.abstractTraffic congestion problems in large cities have been increasing in recent years, so have the efforts from public management to search for possible road-related solutions, aimingto improve the efficiency and quality of both motorized and non-motorized. Following this trend, the literature has presented a paradigm shift in the planning and operation of multimodal traffic. Traffic microsimulation tools allow the analysis of several scenarios in which different transport modes operate simultaneously, bringing greater complexity and representation capability to the analysis. In order to do so, these models need to be calibrated, and the literature has shown that not enough attention has seen given to the calibration of multimodal signalized intersections. As an alternative to microsimulation modeling there are the models proposed by the Highway Capacity Manual-HCM, whose assumptions may not be satisfactorily met in reality. Given the above, the main objective of this study is to develop a methodology for the microscopic modeling of multimodal urban intersections. For this, the proposed methodology consists of three major steps: the first one is Model Construction; the second step is Calibration; while the third one is based on the comparison between the results estimated by the microscopic simulation and by the methodology proposed by the HCM. The proposed method was applied to a multimodal signalized intersection in Fortaleza and the VISSIM 9 traffic simulation software was selected to perform the microscopic modeling. The results showed that the macroscopic approach of HCM resulted in an overestimation of the delay observed in the field, while VISSIM modeling resulted in lower errors. It is believed that the proposed method presented in this research provides a better representation of traffic in multimodal signalized intersections.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectSemáforos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTrânsito - Sinais e sinalizaçãopt_BR
dc.subjectEvaluation of multimodal trafficpt_BR
dc.subjectEvaluation of signalized intersectionspt_BR
dc.subjectMicroscopic simulation of trafficpt_BR
dc.subjectTraffic microssimulationpt_BR
dc.titleProposta metodológica para modelagem microscópica de interseções semaforizadas multimodaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO problema de congestionamento nas grandes cidades vem crescendo nos últimos anos e, com isso, os esforços da gestão pública têm se direcionado à busca por possíveis soluções viárias com o objetivo de aprimorar a eficiência da circulação veicular e também a qualidade do deslocamento das pessoas. Seguindo essa tendência, a literatura vem apresentando uma mudança de paradigma no planejamento e na operação do tráfego multimodal. Os pacotes de microssimulação de tráfego permitem realizar análises de diversos cenários nos quais operem diversos modos de transportes, permitindo uma maior complexidade e capacidade de representação na análise. Para isso, estes modelos precisam ser calibrados, e ainda a literatura apresenta pouca atenção no que diz respeito às metodologias de calibração de interseções semaforizadas multimodais. Uma alternativa à modelagem por microssimulação são os modelos propostos pelo Highway Capacity Manual - HCM, que partem de premissas que podem não ser atendidas satisfatoriamente. Diante do exposto, o principal objetivo deste trabalho consiste em desenvolver uma metodologia para a modelagem microscópica de interseções urbanas multimodais. Para isso, a proposta metodológica é constituída por três etapas, a primeira é nomeada como Construção do Modelo; a segunda etapa é nomeada de Calibração; enquanto a terceira é baseada na comparação entre os resultados estimados pela simulação microscópica e a metodologia proposta pelo HCM. O método proposto foi aplicado em uma interseção semaforizada multimodal, na cidade de Fortaleza, sendo o software de simulação de tráfego VISSIM 9o selecionado para realizar a modelagem microscópica. Os resultados mostraram que a abordagem macroscópica do HCM resultou em superestimações dos valores de atraso observados em campo, enquanto a modelagem pelo VISSIM resultou em erros menores. Acredita-se que este esforço de proposta metodológica de simulação microscópica fornece uma melhor representação de cenários de operação em interseções semaforizadas multimodais.pt_BR
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