Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39402
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, José Borzacchiello da | - |
dc.contributor.author | Holanda, Júlia Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T19:42:43Z | - |
dc.date.available | 2019-02-05T19:42:43Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | HOLANDA, Júlia Monteiro. Dinâmica socioespacial do centro de fortaleza com base nos serviços educacionais. 2016. 191 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39402 | - |
dc.description.abstract | The city is the realization of social agents in space. It is understood that it is the spatialized history of society. The movement of production and organization of urban space, innovations are based in the city, the result of immediate demands and brief of the capitalist mode of production. So the city centers become dynamic, where there are intense and rapid change. Having said that, the center of Fortaleza should be understood inserted in the urban restructuring of Fortaleza, since it has undergone significant changes that redefined completely within the frame of present relations in the city. It is noted that the tertiary sector of the economy increasingly is reaching new areas and thus directly interfering with production and socio-spatial organization. In this context, there is the expansion of educational services as one of the key attributes that enhance intraand inter-relationships and stimulates the economy. Thus faces, this research aims to understand the dynamics of Fortaleza Center based on educational services present in the neighborhood. To achieve the proposed goal, this work was based on the by the following methodological approach: literature search based on relevant references to research, fieldwork, data collection and interpretation of public agencies data (PMF, SDE, INEP, SECITECE, EEC, IBGE), questionnaires and building tables, charts and graphs. The results of this work indicate that the Center of Fortaleza attracts fixed and flows destined to educational services, demonstrating the conjunctural current situation of the neighborhood, as a centrality focused on meeting the demands of popular segments of society.Thus, the work helps in understanding the socio-spatial dynamics of the Fortaleza center, and may serve as the basis for future research on themes addressed and possibly in the implementation of public policies aimed at urban planning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Centro | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica socioespacial | pt_BR |
dc.subject | Equipamentos e serviços educacionais | pt_BR |
dc.title | Dinâmica socioespacial do centro de fortaleza com base nos serviços educacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A cidade é a concretização dos agentes sociais no espaço. Entende-se que ela representa a história espacializada da sociedade. No movimento de produção e organização do espaço urbano, as inovações se assentam na cidade, resultado das demandas imediatas e breves do modo de produção capitalista. Assim, os centros das cidades se tornam dinâmicos, e neles se verificam mutações intensas e rápidas. Dessa forma, o centro de Fortaleza deve ser entendido como inserido no processo de reestruturação urbana da capital cearense, dado que o mesmo sofreu alterações sensíveis, redefinindo-o completamente dentro da trama de relações presentes na cidade. Nota-se que o setor terciário da economia vem alcançando cada vez mais novos espaços e, consequentemente, interferindo diretamente na produção e organização socioespacial. Nesse âmbito, destaca-se a expansão dos serviços educacionais como um dos principais atributos de intensificação das relações intra e interurbanas, dinamizando, pois, a economia. Destarte, a presente pesquisa objetiva compreender a dinâmica do Centro de Fortaleza com base nos serviços educacionais presentes no bairro. Para alcançar o objetivo proposto, este trabalho baseou-se no seguinte percurso metodológico: pesquisa bibliográfica ancorada em referências pertinentes à pesquisa; trabalho de campo; coleta de dados; interpretação de dados de órgãos públicos (PMF, SDE, Inep, Secitece, CEE e IBGE); aplicação de questionários; e construção de tabelas, mapas e gráficos. Os resultados deste trabalho indicam que o Centro de Fortaleza atrai fixos e fluxos destinados aos serviços educacionais, demonstrando o atual quadro conjuntural do bairro, que possui uma centralidade voltada ao atendimento das demandas dos segmentos populares da sociedade. Assim, a pesquisa em tela auxilia na compreensão da dinâmica socioespacial do Centro da capital cearense, podendo vir a servir de base para futuros estudos sobre a temática abordada e, possivelmente, na implantação de políticas públicas voltadas ao planejamento urbano. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DGR - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_jmholanda.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.