Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Lidia Eugenia-
dc.contributor.authorBarreto, Damaris de Queiroz-
dc.date.accessioned2019-02-05T13:49:59Z-
dc.date.available2019-02-05T13:49:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARRETO, Damaris de Queiroz. A leitura literária no contexto acadêmico. 2018. 101f. -Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39369-
dc.description.abstractThis thesis aims to present the literary reading inserted in the perspective of the students of the postgraduate programs in Information Science of Ceará, namely, the Academic Master in Information Science of the Federal University of Ceará - PPGCI/UFC and the Professional Master's Degree in Librarianship of the Federal University of Cariri - PPGB/UFCA, seeking to understand the relationships established during the academic course between students and reading practices. This research has a qualitative and exploratory nature, based on the dialectical method and on the understanding that the reading practice is intrinsically linked to the social and cultural intricacies of the individuals in focus. Bibliographical research was used as a means to develop the theoretical contributions that interweave the themes of the reading. The chosen research instrument was a semi-structured interview because it provided greater freedom of expression and flexibility to the interviewee, a fundamental fact for the construction of the study. From the research carried out, it was possible to conclude that the entrance in the higher education causes progressive distance from the practices of literary reading, being its sources derived from different slopes, but starting from common discourses among the students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectMediação da leiturapt_BR
dc.subjectInformação e leiturapt_BR
dc.titleA leitura literária no contexto acadêmicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo apresentar a leitura literária inserida na perspectiva dos discentes dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Ceará, a saber, o Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará – PPGCI/UFC e o Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – PPGB/UFCA, buscando entender as relações estabelecidas durante o percurso acadêmico entre os discentes e as práticas de leitura. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e que se desenvolve apoiada no método dialético, baseando-se no entendimento de que a prática leitora está intrinsecamente ligada aos meandros sociais e culturais dos indivíduos em foco, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como meio para desenvolver os aportes teóricos que entrelaçam os temas da leitura Já o instrumento de pesquisa escolhido foi entrevista semiestruturada por ela proporcionar maior liberdade de expressão e flexibilidade ao entrevistado, fato fundamental para a construção do estudo. A partir da investigação realizada, pôde-se concluir que o ingresso no ensino superior ocasiona progressivo afastamento das práticas de leitura literária, sendo suas fontes derivadas de diferentes vertentes, mas que partem de discursos comuns entre os discentes.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_dqbarreto.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.