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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Ana Cláudia-
dc.contributor.authorSilva, Maycon Dantas-
dc.contributor.authorFerreira, Jorgetânia da Silva-
dc.date.accessioned2019-01-25T17:46:06Z-
dc.date.available2019-01-25T17:46:06Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGOMES, Ana Cláudia; SILVA, Maycon Dantas; FERREIRA, Jorgetânia da Silva. Rodas de conversas com jovens e adultos: experiência do PIBID. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1074-1084.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39249-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleRodas de conversas com jovens e adultos: experiência do PIBIDpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrComo, porém, aprender a discutir e a debater numa escola que não nos habitua a discutir, porque impõe? Ditamos ideias. Não trocamos ideias. Discursamos aulas. Não debatemos ou discutimos temas. Trabalhamos sobre o educando. Não trabalhamos com ele. Impomos-lhe uma ordem aquele não se ajusta concordante ou discordantemente, mas se acomoda. Não lhe ensinamos a pensar, porque recebendo as fórmulas que lhe damos, simplesmente as ‘guarda’. Não as incorpora, porque a incorporação é o resultado da busca de algo, que exige, de que o tenta, o esforço de realização e de procura. Exige reinvenção (Paulo Freire). É utilizando desta citação de Paulo Freire que se pretende analisar as relações construídas no ambiente escolar e seus desdobramentos no cotidiano. Este assunto é de grande importância quando se pensa qual a lógica que está presente guindo os caminhos que a escola toma como modelo de atuação. Segundo Albuquerque (2006), historicamente temos a escola moderna que tinha como objetivo formar o/a cidadão/a a partir dos princípios da razão e torná-lo/a um ser superior por meio dos conhecimentos que adquiria. Em um segundo momento este/a terá uma formação técnica voltada para a inserção no mercado de trabalho. [...]pt_BR
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