Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Marly dos Santos-
dc.date.accessioned2019-01-25T15:06:45Z-
dc.date.available2019-01-25T15:06:45Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationALVES, Marly dos Santos. A alfabetização e a avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 7-25.pt_BR
dc.identifier.isbn9788589872423-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleA alfabetização e a avaliaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPor muitos anos, a concepção de alfabetização apresentava como pressuposto o ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, ler seria decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som, e escrever, codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Posteriormente, com os estudos realizados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, a concepção da alfabetização faz com que o ensino deixe de ser visto como o domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (decodificação e codificação), passando a designar o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_msalves.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.