Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Marly dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T15:06:45Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T15:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Marly dos Santos. A alfabetização e a avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 7-25. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788589872423 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | A alfabetização e a avaliação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Por muitos anos, a concepção de alfabetização apresentava como pressuposto o ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, ler seria decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som, e escrever, codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Posteriormente, com os estudos realizados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, a concepção da alfabetização faz com que o ensino deixe de ser visto como o domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (decodificação e codificação), passando a designar o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_msalves.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.