Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantiago, Zélia Maria Arruda-
dc.contributor.authorMartins, Jéssica Samantha Fernandes-
dc.contributor.authorSousa, Nariany Pereira-
dc.date.accessioned2019-01-25T14:15:33Z-
dc.date.available2019-01-25T14:15:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Zélia Maria Arruda; MARTINS, Jessica Samantha Fernandes; SOUSA, Nariany Pereira. de. Leitura na educação do campo: entre saberes docentes e pedagógicos. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p.1485-1496.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39223-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCasa-escolapt_BR
dc.titleLeitura na educação do campo: entre saberes docentes e pedagógicospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta resultados de pesquisa relacionada à prática pedagógica de quatro professoras do campo que atuaram nas décadas de 50-90 (século XX), ensinando em casas-escolas com turmas multisseriadas nos Sítios Pitombeira, Retiro, Altos dos Cardeiros e Luiz de Melo, comunidades rurais, atualmente, pertencentes às cidades de Barra de Santana e Queimadas no Estado da Paraíba, respectivamente. Assim, registram-se experiências didático-pedagógicas narradas pelas professoras sobre o ensino da leitura em que se analisa a interferência dos saberes docentes, adquiridos na sala de aula, sobre os saberes pedagógicos, adotados nos materiais didáticos com vistas a desenvolver a capacidade de leitura dos alunos. As professoras Z.A.S.; M.G.T.; M.J.S.L. e M.J.C. (60- 78 anos) que, por muito tempo, ensinaram nas residências foram responsáveis pelo ensino das primeiras letras (SAVIANI, 2004) no Campo na época em que, “ainda não existia os prédios dos Grupos Escolares... não tinha visita de Orientador... Supervisor... não tinha orientação aqui... estudava em casa, no livro que vinha do Ceará e se a gente sabia... então dava a aula... a delegacia de ensino era em Campina... a gente ensinava tudo pelo livro...” (Z.A.S.). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_npsousa.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.