Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39223
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santiago, Zélia Maria Arruda | - |
dc.contributor.author | Martins, Jéssica Samantha Fernandes | - |
dc.contributor.author | Sousa, Nariany Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T14:15:33Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T14:15:33Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, Zélia Maria Arruda; MARTINS, Jessica Samantha Fernandes; SOUSA, Nariany Pereira. de. Leitura na educação do campo: entre saberes docentes e pedagógicos. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p.1485-1496. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39223 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Casa-escola | pt_BR |
dc.title | Leitura na educação do campo: entre saberes docentes e pedagógicos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta resultados de pesquisa relacionada à prática pedagógica de quatro professoras do campo que atuaram nas décadas de 50-90 (século XX), ensinando em casas-escolas com turmas multisseriadas nos Sítios Pitombeira, Retiro, Altos dos Cardeiros e Luiz de Melo, comunidades rurais, atualmente, pertencentes às cidades de Barra de Santana e Queimadas no Estado da Paraíba, respectivamente. Assim, registram-se experiências didático-pedagógicas narradas pelas professoras sobre o ensino da leitura em que se analisa a interferência dos saberes docentes, adquiridos na sala de aula, sobre os saberes pedagógicos, adotados nos materiais didáticos com vistas a desenvolver a capacidade de leitura dos alunos. As professoras Z.A.S.; M.G.T.; M.J.S.L. e M.J.C. (60- 78 anos) que, por muito tempo, ensinaram nas residências foram responsáveis pelo ensino das primeiras letras (SAVIANI, 2004) no Campo na época em que, “ainda não existia os prédios dos Grupos Escolares... não tinha visita de Orientador... Supervisor... não tinha orientação aqui... estudava em casa, no livro que vinha do Ceará e se a gente sabia... então dava a aula... a delegacia de ensino era em Campina... a gente ensinava tudo pelo livro...” (Z.A.S.). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_npsousa.pdf | 4,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.