Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Márcio Regis-
dc.date.accessioned2019-01-25T12:35:39Z-
dc.date.available2019-01-25T12:35:39Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERNANDES, Márcio Regis. A ONG ENCINE e o processo de formação para o uso criativo das TICS. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1193-1208.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39202-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalhos cientificospt_BR
dc.subjectDocumentáriospt_BR
dc.subjectQualidade de pro ducçãopt_BR
dc.titleA ONG ENCINE e o processo de formação para o uso criativo das TICSpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEmbora as temáticas do cinema e da mídia na escola já encontrem eco no meio acadêmico, evidencia-se a relativa exigüidade de trabalhos científicos sobre a utilização e produção de vídeos documentários em sala de aula. Compreende-se o vídeo documentário como uma técnica mais versátil, capaz de ser produzida e assimilada por professores e alunos no ambiente escolar, pois, atualmente, devido aos avanços da tecnologia digital é comum a edição e produção desses vídeos na escola. Portanto, o vídeo documentário integra o gênero documentário da sétima arte, que pode ser produzido para o cinema, televisão ou vídeo (NAPOLITANO, 2004). Ao tratar do vídeo documentário, em geral, pode-se inferir elementos comuns ao cinema como um todo. Considera-se que a potencialidade do cinema em sala de aula não tem sido plenamente explorada, tendo em vista que, apesar de toda a aceitação de sua importância para o conhecimento escolar, algumas perspectivas equivocadas ainda persistem. Por exemplo, ao incorporar filmes em suas aulas, acredita-se, muitas vezes, que o professor não está dando aula e o filme “é para passar o tempo”. Esse preconceito pode advir tanto dos alunos como de seus colegas e do grupo gestor.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_mrfernandes.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.