Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39195
Tipo: Artigo de Evento
Título : O tempo tripartite na pesquisa científica
Autor : Haiashida, Keila Andrade
Palabras clave : Perspectiva metodológica interdisciplinar;Pesquisas acadêmicas
Fecha de publicación : 2013
Citación : HAIASHIDA, Keila Andrade. O tempo tripartite na pesquisa científica. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1108- 1118.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo objetivou investigar a perspectiva metodológica interdisciplinar do paradigma geohistórico disseminado pela Escola Francesa dos “Annales” de Fernand Braudel, em sua articulação com as pesquisas acadêmicas. A problemática norteadora foi: como relacionar espaço e tempo, geografia e história e qual contribuição essas categorias podem oferecer às pesquisas acadêmicas? Para tentar responder a essa formulação investigamos os movimentos de renovação do pensamento geográfico e a constituição da Geografia Histórica e da Geohistória. Um aspecto relevante para o estudo foi a ideia de tempo tripartite, ou seja, Braudel decompõe o tempo em três níveis distintos. Os diversos fenômenos investigados ocorrem, como já mencionado, em um determinado espaço e tempo. Todavia, essa periodização possui níveis de temporalidade (curta, média e longa duração). Braudel defende que o entendimento do tempo de longa duração em relação às diferentes temporalidades históricas permite entender as permanências e rupturas no percurso histórico da formação territorial. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39195
ISBN : 978 85 7915 171 2
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_eve_kahaiashida.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.