Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39183
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maranhão, Ana Larisse do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Gilvania Rocha | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Sun-eiby Siebra | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T11:55:06Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T11:55:06Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MARANHÃO, Ana Larisse do Nascimento; RODRIGUES, Gilvânia Rocha; GONÇALVES, Sun-eiby Siebra. Piaget e Vygotsky na formação de conceitos: perspectivas para prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 925-938. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39183 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História e Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Piaget e Vygotsky na formação de conceitos: perspectivas para prática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser ministrado de maneira superficial baseando-se na crença de que as crianças possuem limitações às quais não permitem que elas aprendam História e Geografia desde cedo. Propõe-se assim o surgimento de uma nova consciência nos educadores, de que o ensino de Historia e Geografia está distante da realidade de um ensino passivo e superficial. A atuação do docente como mediador e instigador, esclarecendo aos alunos que por trás de toda afirmação há uma problematização, é o que abre caminho para a construção e assimilação de novos conceitos pelos alunos. Zamboni (1998) afirma que os traços culturais, as ideologias e os valores são referenciais que darão suporte à construção de outras representações. Assim, cabe ao educador, para a construção dos conceitos de cada aluno, considerar o que eles portam de conhecimento prévio e desenvolver suas metodologias com base nos mesmos. Se para uma mesma palavra a criança pode atribuir vários significados, para que o educador ensine de fato conceitos relacionados a Historia e Geografia, o primeiro passo é auxiliar os alunos nesse processo de aplicação dos conceitos em realidades concretas, percebendo que o conceito adéqua–se a cada situação. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_sesgonçalves.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.