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Tipo: Artigo de Evento
Título: O Liceu cearense: as práticas avaliativas desveladas nos regulamentos da instituição
Autor(es): Silva Neta, Maria de Lourdes da
Hollanda, Renata Sampaio de
Felix, Camila Mesquita
Palavras-chave: Organização educacional;Aprendizagem;Ensino e da aprendizagem
Data do documento: 2013
Citação: SILVA NETA, Maria de Lourdes da; HOLLANDA, Renata Sampaio de; FELIX, Camila Mesquita. O Liceu cearense: as práticas avaliativas desveladas nos regulamentos da instituição. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 901-911.
Resumo: A realização dos exames para verificação dos conhecimentos discentes no Liceu do Ceará descritos nos regulamentos dos anos de 1845 e 1927 mostraram características baseadas na meritocracia, com o reconhecimento do talento e disciplinamento do comportamento dos discentes por parte dos professores. Acreditamos que a compreensão das práticas educativas e, consequentemente, avaliativas, aplicadas na primeira instituição de ensino secundário no Ceará, se fez essencial para o entendimento da organização educacional, na cidade de Fortaleza. O objetivo geral do trabalho foi comparar os modelos dos exames de seleção utilizados no Liceu, assim como as provas realizadas na instituição para aferição do conhecimento dos discentes. Por objetivos específicos, escolhemos caracterizar os processos seletivos descritos no primeiro e último regulamento da instituição e identificar os rituais docimológicos realizados nesse instituto de ensino. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39181
ISBN: 978 85 7915 171 2
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