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dc.contributor.authorPaula, Karolynne Barrozo de-
dc.contributor.authorFreire, Vitória Chérida Costa-
dc.date.accessioned2019-01-24T19:36:37Z-
dc.date.available2019-01-24T19:36:37Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPAULA, Karolynne Barrozo de; FREIRE, Vitória Chérida Costa. Legislação e organização educacional na província cearense (1824-1844). In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 854-864.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39176-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino no Brasilpt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectHistória da educação- Legislaçãopt_BR
dc.titleLegislação e organização educacional na província cearense (1824-1844)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO fulcro deste trabalho é a narrativa descritiva das Leis referentes à instrução no Brasil e no Ceará durante o Império, dessa forma, elencamos a Constituição de 1824, as Leis de Reforma de Januário da Cunha Barbosa expressa na Lei de 15 de outubro de 1827, primeiro instrumento legal referente à instrução e o Ato Adicional de 1834, como instrumentos legais de âmbito Nacional, mas finalizamos a demarcação temporal em 1844, como data da promulgação da Lei de n° 304, de 15 de julho de 1844 que dispôs sobre a organização do ensino e da Criação de um Liceu na Província. Buscamos compreender como era organizada a educação no Ceará e as atribuições dos cargos escolares tendo como fulcro as leis imperiais supracitadas. Iniciamos nosso trabalho com a apresentação do contexto da educação Cearense no Império. Em seguida, apresentaremos as leis supracitadas citando, em alguns momentos, o texto e importando- -nos com o contexto. Pretendemos desenvolver um diálogo entre os aspectos legais referentes à instrução pública nacional e sua aplicação na província do Ceará.[...]pt_BR
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