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Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação e ações afirmativas: prática educativa na ressignificação e contrução de identidades etnicorracias
Autor(es): Bezerra, Julyanna de Oliveira
Palavras-chave: Populações negras;Violência - Escravo;Tráfico negreiro
Data do documento: 2013
Citação: BEZERRA, Julyanna de Oliveira. Educação e ações afirmativas: prática educativa na ressignificação e contrução de identidades etnicorracias. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 733-743.
Resumo: A partir do século XVI, as populações negras começaram a serem desembarcadas, em várias áreas litorâneas do Brasil, principalmente na região Nordeste e Sudeste, no decorrer dos séculos XVII, XVIII e XIX essas áreas foram se desenvolvendo economicamente, graças ao crescimento das lavouras de cana-de-açúcar desenvolvidas pelo trabalho braçal e escravo do negro. Durante vários séculos os negros sofreram a violência da sociedade escravista, que traziam em sua concepção ditatorial a subjugação do negro como sendo naturalmente escravo, sendo tirado dele o direito a liberdade humana. Todo esse processo de tráfico negreiro garantiu aos grandes latifundiários seu crescimento patrimonial, e aos negros a escravidão cada vez mais violenta e humilhante, contudo, mesmo estando à escravidão atrelada a entraves impostos pelos senhores latifundiários, não impediu o negro de preservar e dá prosseguimento as suas culturas e suas histórias, assim como também seu reconhecimento de ser no mundo de acordo com a própria visão. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39167
ISBN: 978 85 7915 171 2
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