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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Carla Dornelles da-
dc.contributor.authorParente, Francisco de Assis Camelo-
dc.contributor.authorPaim, Igor de Moraes-
dc.date.accessioned2019-01-24T14:50:33Z-
dc.date.available2019-01-24T14:50:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Dornelles da; PARENTE, Francisco de Assis Camelo; PAIM, Igor de Moraes. Estudo dos perfis dos modelos epistemológicos em avaliação educacional numa IES. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 457-470.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39132-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.titleEstudo dos perfis dos modelos epistemológicos em avaliação educacional numa IESpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação educacional tomou impulso na modernidade e precisa ser repensada. Replicam-se modelos tradicionais, mantendo o status quo e com parcos avanços para outras formas alternativas. Percebem-se lacunas na formação do avaliador educacional, visto que nos estudos, trabalha com altos níveis de complexidade. Uma dessas lacunas evidenciadas nos estudos realizados reside à necessidade de aprofundamento da epistemologia da avaliação educacional é apontada nas pesquisas realizadas pelos seguintes autores: Vianna (2000), Dias Sobrinho (2003), Lima ( 2008), Lira, Marinelli e Lima (2010). Lira, Marinelli e Lima (2010) organizaram o trabalho que intitula-se: “Estudo epistemológico dos modelos de avaliação educacional: por uma tipologia epistemológico-histórica em Gaston Bachelard”. Identificaram os seguintes perfis: (1) racionalismo clássico tyleriano; (2) realismo ingênuo; (3) racionalismo completo; (4) empirismo claro e positivista e (5) construtivismo. Sob a luz deste estudo, procedeu-se um acompanhamento em torno das cinco tipologias epistemológico-histórica dos modelos de avaliação educacional escolheu-se os principais autores para elaborar outras reflexoes. [...]pt_BR
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