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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Francisco Arrais-
dc.contributor.authorLeite Júnior, Francisco Francinete-
dc.date.accessioned2019-01-24T14:35:49Z-
dc.date.available2019-01-24T14:35:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Francisco Arrais; LEITE JÚNIOR, Francisco Francinete. Educação e diversidade: matizes da invisibilidade e da exclusão. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 423-436.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39129-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMovimento positivistapt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectAuguste Comtept_BR
dc.titleEducação e diversidade: matizes da invisibilidade e da exclusãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO positivismo ou movimento positivista é considerado uma linha teórica da sociologia, criada pelo pesquisador francês Auguste Comte, que começou a atribuir fatores humanos nas explicações para as possíveis explicações para os mais diversos assuntos do cotidiano, contrariando o tripé monolítico da razão, da teologia e da metafísica que dominavam os conhecimentos científicos e sociais do período de comte. Analisando de outra forma, os positivistas abandonaram os arcabouços corriqueiros de sua época a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética. Segundo Comte, o “método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal” mudando desta forma os conceitos adotados na época. [...]pt_BR
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