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Tipo: Artigo de Evento
Título: Uma análise do curso de Pedagogia: UFC
Autor(es): Costa, Roger Freitas da
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Nascimento, Monalisa Viana
Palavras-chave: Faculdades;Curso de pedagogia;Atividade docente
Data do documento: 2013
Citação: COSTA, Roger Freitas da; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; NASCIMENTO, Monalisa Viana. Uma análise do curso de Pedagogia: UFC. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 327-337.
Resumo: O curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criado pela lei Nº 3.8661do dia 25 de janeiro de1961, quando foi integrado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFC. Foi inspirada nos modelos das faculdades existentes na Universidade de São Paulo (USP) e no Distrito Federal, projeto do educador Anísio Teixeira, na década de 30. A história do curso de pedagogia da UFC, segundo a ex-diretora e ex-aluna Maria Estrela Araújo Fernandes2, em seu trabalho de dissertação de mestrado, e no histórico assinado por ela no site da Faculdade de Educação (www.faced.ufc.br), pode ser divida em três momentos. Primeiramente, a função do curso era formar alunos para serem educadores que atuariam como professores de Cursos Normais, de algumas disciplinas do curso ginasial, como orientadores e diretores de escolas (Bacharelado). O curso começou a funcionar com apenas o Departamento de Educação que teve como o primeiro chefe o prof. Valnir Chagas e, de 1966 a1969, o professor Padre José Maria de Frota. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39121
ISBN: 978 85 7915 171 2
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