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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Wrege, Rachel Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-24T14:15:52Z | - |
dc.date.available | 2019-01-24T14:15:52Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | WREGE, Rachel Silveira. O ensino superior na Colônia e a Companhia de Jesus. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 295-306. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39118 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Expansão do ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.title | O ensino superior na Colônia e a Companhia de Jesus | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Mais duradouros e constantes do que a Faculdade de Matemática foram os cursos, também superiores, de Filosofia e Teologia. Na Colônia, sendo originados desde o século XVI com início tímido, nos séculos seguintes esses cursos vieram a contribuir, de modo significativo, para a formação de um quadro de pessoal formado para servir aos propósitos coloniais. Desse modo, o ensino superior estava estritamente relacionado à expansão do ensino, quer dizer, não foi exclusivamente o ensino elementar (Primeiras Letras) e intermediário (Humanidades) que se difundiram. Há de se esclarecer que nem todos os alunos que haviam cursado as Humanidades tinham chances de assistir às aulas de Filosofia, pois uma pré-seleção era feita, tendo em vista a escolha de pessoas consideradas aptas. A análise que faço do estilo seletivo da educação escolar jesuítica é, fundamentalmente, oposta à que Serafim Leite faz, como historiador da Companhia de Jesus no Brasil. Este autor conduz o pensamento, que dispõe acerca do assunto, de forma a dar a entender ao leitor que a seleção dos candidatos ao ensino superior era pertinente, pois representava rigor. O leitor presenciará adiante o desmembramento desta ideia veiculada na obra de Serafim Leite, através de algumas informações que ele oferece. Ainda tenho a observar que o conteúdo deste item se encontra muito espalhado nos escritos do respectivo historiador. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_eve_rswrege.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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