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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Elizabeth Regina Silva-
dc.contributor.authorAraújo, Priscila Mikaelle Costa de-
dc.contributor.authorPontes, Ana Paula Furtado Soares-
dc.date.accessioned2019-01-24T12:21:27Z-
dc.date.available2019-01-24T12:21:27Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERREIRA, Elizabeth Regina Silva; ARAÚJO, Priscila Mikaelle Costa de; PONTES, Ana Paula Furtado Soares. Formação da Identidade docente: percurso do pedagogo rumo à profissionalização. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 202-212.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39105-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática do professorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNuancept_BR
dc.titleFormação da Identidade docente: percurso do pedagogo rumo à profissionalizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO conceito e as características da profissão docente, bem como, suas origens e condicionantes e as implicações que as mesmas exercem sobre a prática do professor nos permite teorizar e passear pelas diferentes nuances da profissão docente. A função docente desenvolve-se a partir de um modelo em que se constituía em ocupação secundária, cujas normas e valores se Originaram externamente: primeiramente da Igreja, mais tarde do Estado (PAPI, 2005, p. 20). O ato de ensinar passou muito tempo sendo confundida com sacerdócio, devido à influência da Igreja dentro da sala de aula, segundo Nóvoa (1995), a docência tem sua origem na igreja, uma vez que cabia aos religiosos a responsabilidade pela educação. Apesar de identificarmos que essa configuração esteja se dissipando, ainda existem pessoas que acreditam que ensinar não passa de um ato de doação. Nesse sentido, podemos dizer que nesse ato de doação está implícito todo o contexto de submissão, onde esse futuro profissional docente não reivindica seus direitos, assim, como também não exerce sua profissão de forma justa. [...]pt_BR
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