Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Wirla Risany Lima-
dc.contributor.authorLima, Aline Maria Gomes-
dc.contributor.authorPontes Júnior, José Airton de Freitas-
dc.date.accessioned2019-01-24T12:11:15Z-
dc.date.available2019-01-24T12:11:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCARVALHO, Wirla Risany Lima; LIMA, Aline Maria Gomes; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Evolução conceitual da avaliação educacional: um percurso internacional. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.162-175.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39102-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleEvolução conceitual da avaliação educacional: um percurso internacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Avaliação Educacional tem sua proto-história enfatizada sob o conceito de medida como fundamento da avaliação. Nesse transcurso o avaliador visto como sujeito principal foi responsabilizado pela medição do conhecimento e por um julgamento de valor (CARVALHO, 2012; ESCUDERO, 2003; VIANNA, 2000). O advento da teoria de Ralph Tyler (1902-1994) inaugurou os termos “avaliação educacional” e “avaliação da aprendizagem”, da mesma forma que fez com o exame, a seleção e sobre a própria avaliação, mantendo-a com a mesma denominação. Tecendo naquele momento uma visão equivocada, no entanto, primordial, em vista do que se tornoumais adiante na história da avaliação, o que chamamos de “cultura de avaliação”(CARVALHO, 2012; LUCKESI, 2011; VIANNA, 2000). Carvalho (2012, p.23) aborda essa questão trazendo que: Essa constatação não ocorre apenas no cenário brasileiro, mas também mundialmente, uma vez que a compreensão teórica da avaliação tem crescido e as inovações pedagógicas vêm sendo aplicadas desde o século XVI até o momento presente. Entretanto, a prática pedagógica da avaliação ainda não foi efetivamente modificada, pelos educadores, no cotidiano escolar. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_jafpontesjunior.pdf981,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.