Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39102
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Wirla Risany Lima | - |
dc.contributor.author | Lima, Aline Maria Gomes | - |
dc.contributor.author | Pontes Júnior, José Airton de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-24T12:11:15Z | - |
dc.date.available | 2019-01-24T12:11:15Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Wirla Risany Lima; LIMA, Aline Maria Gomes; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Evolução conceitual da avaliação educacional: um percurso internacional. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.162-175. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39102 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Evolução conceitual da avaliação educacional: um percurso internacional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Avaliação Educacional tem sua proto-história enfatizada sob o conceito de medida como fundamento da avaliação. Nesse transcurso o avaliador visto como sujeito principal foi responsabilizado pela medição do conhecimento e por um julgamento de valor (CARVALHO, 2012; ESCUDERO, 2003; VIANNA, 2000). O advento da teoria de Ralph Tyler (1902-1994) inaugurou os termos “avaliação educacional” e “avaliação da aprendizagem”, da mesma forma que fez com o exame, a seleção e sobre a própria avaliação, mantendo-a com a mesma denominação. Tecendo naquele momento uma visão equivocada, no entanto, primordial, em vista do que se tornoumais adiante na história da avaliação, o que chamamos de “cultura de avaliação”(CARVALHO, 2012; LUCKESI, 2011; VIANNA, 2000). Carvalho (2012, p.23) aborda essa questão trazendo que: Essa constatação não ocorre apenas no cenário brasileiro, mas também mundialmente, uma vez que a compreensão teórica da avaliação tem crescido e as inovações pedagógicas vêm sendo aplicadas desde o século XVI até o momento presente. Entretanto, a prática pedagógica da avaliação ainda não foi efetivamente modificada, pelos educadores, no cotidiano escolar. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_jafpontesjunior.pdf | 981,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.