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dc.contributor.authorLopes, Julio Cesar Vieira-
dc.contributor.authorMendonça, Andréia Vieira de-
dc.date.accessioned2019-01-24T11:52:05Z-
dc.date.available2019-01-24T11:52:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLOPES, Julio Cesar Vieira; MENDONÇA, Andréia Vieira de. Avaliação e formação docente: possíveis encontros. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.128-139.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectVocábulo da educaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleAvaliação e formação docente: possíveis encontrospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo esmiuçarmos as origens da palavra educação podemos encontrar: e (no sentido de colocar para fora); duque (representativo de caminho) e ação (movimento). Assim, o entendimento alcançado pela análise da raiz etimológica do vocábulo educação sugere um movimento de externalizar potencialidades e colocá-las a serviço da aplicabilidade consciente de saberes. São muitas e diversas as finalidades do ato de educar. Podemos encontrar em Paulo Freire (2005) destaque para a importância da tomada de consciência construída na relação dialogal entre educador e aprendente. Por sua vez, a Constituição Federal do Brasil (1988) em seu artigo 205 assevera a educação como “... visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...]pt_BR
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