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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Débora Aldyane Barbosa-
dc.contributor.authorSobral, Adriana Eufrásio Braga-
dc.contributor.authorRodrigues, Lídia Azevedo de Menezes-
dc.contributor.authorSantos, Francesca Danielle Gurgel dos-
dc.date.accessioned2019-01-23T17:27:16Z-
dc.date.available2019-01-23T17:27:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCARVALHO, Débora Aldyane Barbosa; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos. Sadej: uma proposta de avaliação para a gestão da educação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 2458-2473.pt_BR
dc.identifier.issn2176 1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39069-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleSadej: uma proposta de avaliação para a gestão da educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva apresentar o Sistema de Avaliação de Desempenho Escolar de Jaguaruana (SADEJ), delineando as possibilidades de eficácia da avaliação como instrumento de gestão da educação da escola pública, debatendo o impacto dessa avaliação para a gestão da aprendizagem no município. O direcionamento desta investigação se deu a luz de Vianna (2000) e Worten, Sanders e Fitzpatrick (2004). A visão dos autores permitiu compreender as óticas de: Tyler que contribuiu para a análise dos resultados aferidos pelo SADEJ; Cronbach norteou a respeito da multidimensionalidade da avaliação e o processo de tomada de decisão e Vianna contribuiu na problematização sobre a medida da qualidade em educação. Para tanto, se fez necessário discriminar os fundamentos conceituais que nortearam o processo avaliativo utilizado no sistema, sua metodologia, execução, como também, debater acerca das possibilidades de intervenção na prática docente da rede pública a partir dos resultados obtidos pela experiência avaliativa, ressaltando as potencialidades e fragilidades do processo desenvolvido para a prática pedagógica e para a definição da política pública que vislumbra a qualidade da educação no município estudado. Em razão da natureza do objeto de estudo, bibliográfica e de campo, a metodologia foi desenvolvida pela abordagem qualitativa. O estudo de campo foi realizado no Departamento de Ensino da Secretaria da Educação localizada em Jaguaruana-Ce. Utilizou-se entrevistas abertas para coleta das informações e análise documental. Os resultados apontam para uma iniciativa inovadora em que o diferencial da avaliação proposta, em cunho municipal, se destina a promover uma macroavaliação de suas próprias instituições escolares no que compete ao ensino e a aprendizagem e a partir dos resultados obtidos prever ações administrativas e pedagógicas interventivas que otimizem os indicadores de rendimento educacionais fazendo uso dos resultados observados no SADEJ.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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