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dc.contributor.authorMiranda, Naiola Paiva de-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Melgaço da-
dc.date.accessioned2019-01-23T16:00:15Z-
dc.date.available2019-01-23T16:00:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMIRANDA, Naiola Paiva de; SILVA, Lucas Melgaço da. Saberes na formação docente do tutor a distância. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 12248-12262.pt_BR
dc.identifier.issn2176 1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39068-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.titleSaberes na formação docente do tutor a distânciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSaberes na formação docente do tutor a distância reflete na atuação no ambiente virtual de aprendizagem e na aula presencial. Considera-se relevante este enfoque devido à escassez nestes estudos, por conseguinte pode contribuir para a aprendizagem, enriquecer o debate, a escrita acadêmica e abertura para novas pesquisas. Partindo destes pressupostos enuncia-se a questão que norteia este trabalho: Que saberes o tutor a distância precisa em sua formação docente para atuar por meio das mídias digitais na educação superior? Objetivou-se, portanto, conhecer os saberes docentes na formação do tutor a distância, especificamente discutir esses saberes, identificá-los à luz da docência virtual e avaliar os saberes no ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa exploratória, transversal com abordagem quantitativa e qualitativa se realizou no Instituto Universidade Virtual (IUV) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados foram coletados através de um instrumento de avaliação em que o objeto de estudo foi constituído por 27 pólos, 175 tutores e 1957 alunos, entre os matriculados no semestre letivo 2011.1, em sete cursos de graduação na modalidade em educação a distância semipresencial. A partir da revisão da literatura construiu-se uma escala de avaliação com 16 itens, os quais foram distribuídos nos saberes atitudinais, conceituais e procedimentais. O instrumento de avaliação apresentou na escala de avaliação, indicadores métricos altos. Considerando a distribuição das médias das notas segundo curso, disciplinas e pólos, pode-se concluir que o conjunto de tutores avaliados na amostra foram classificados com uma transição de regular para bom. A avaliação dos tutores na escala desses saberes pesou diferentemente na composição da nota na escala de avaliação, sendo objeto para análise com maior profundidade o saber procedimental, o que menor contribuiu. Desse modo, cogita-se intensificar mais formação, pois entende-se que a essência do ato educativo está no saber didático.pt_BR
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