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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lucas Melgaço da-
dc.contributor.authorKern, Edith Rodrigues Morgado-
dc.contributor.authorColaço, Raquel Ferreira-
dc.contributor.authorMiranda, Naiola Paiva de-
dc.date.accessioned2019-01-23T15:56:30Z-
dc.date.available2019-01-23T15:56:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Melgaço da; KERN, Edith Rodrigues Morgado; COLAÇO, Raquel Ferreira; MIRANDA, Naiola Paiva de. Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 24673-24686.pt_BR
dc.identifier.issn2176 1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39067-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPropostas e práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleQualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs Instituições de Educação Infantil devem garantir o cuidar e o educar da criança de modo a desenvolver integralmente os aspectos formativo, cognitivo e motor. Promovendo situações que a desafie, trabalhe seu potencial de aprendizado, trabalho em grupo, inclusão, no modo de se expressar, comunicar, criar, nas interações, no brincar e na solução de problemas. É dever das instituições ofertar esse desenvolvimento qualitativamente, promovendo o bem estar e a saúde. Sabendo disso, o presente trabalho trata-se de uma cuidadosa análise das propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas por duas instituições de ensino do Município de Fortaleza que possuem em seu currículo a oferta de Educação Infantil. Objetiva mostrar como esta oferta acontece, tendo como base as dimensões qualitativas dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, assim como os estudos teóricos realizados por pesquisadores da área em questão. A pesquisa também contribui para proporcionar aos pesquisadores, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, conhecimento e análise crítica de diferentes contextos institucionais de cuidados e educação de crianças, pertinente a uma formação de qualidade. A estrutura do trabalho corresponde a abordagens sobre a importância da proposta pedagógica para a instituição de educação infantil, os indicadores da qualidade na educação infantil e as visitas ao Núcleo de Desenvolvimento da Criança e a Escola Canarinho. Foram realizadas observações dos espaços disponíveis às práticas educacionais e de inclusão, além de conversas com a coordenação pedagógica e diretoria com o intuito de saber como se dá a oferta da educação infantil, em contexto geral; como é a proposta pedagógica da instituição; conhecer os cuidados, as práticas e projetos desenvolvidos para atender as crianças. Os resultados objetivam reflexões gerais das observações nas instituições assim como, a partir dessa experiência, a importância do conhecimento da qualidade na educação infantil para a formação do pedagogo.pt_BR
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