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dc.contributor.authorFerreira, Maria Nahir Batista-
dc.contributor.authorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.date.accessioned2019-01-23T14:02:45Z-
dc.date.available2019-01-23T14:02:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Nahir Batista; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A percepção dos professores de história sobre a formação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 8284-8298.pt_BR
dc.identifier.isbn2176 1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39049-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectSaberes e práticaspt_BR
dc.subjectProfessores de Históriapt_BR
dc.titleA percepção dos professores de história sobre a formaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA respeito da formação de professores, tem sido apresentadas e defendidas pela comunidade acadêmica, seus movimentos e representantes, desde a década de 1980, propostas para a formação de professores e muitos de seus conceitos são incorporados aos textos oficiais e adentram nas escolas e instituições formadoras, que se encontram diante dos problemas, apelos e interesses de diferentes ordens. A formação dos professores, sobretudo, dos professores de História, é tema recorrente nos encontros e envolve pesquisadores que motivam a reflexão, bem como o debate acerca do ensino da História. O objeto desse estudo é a percepção dos professores de História sobre a formação. Com efeito, esse campo de estudo tem suscitado alguns debates, reflexões e interpretações. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos professores de História do ensino médio sobre a formação. A metodologia desta pesquisa ancorou-se nos escritos de Nóvoa (1992), Fonseca (2003), Tardif (2012), Guathier (1998). Na constituição da fundamentação documental, realizaram-se entrevistas com os docentes de História atuantes na cidade de Icó, pertencentes à rede pública de ensino do Estado do Ceará. Na composição do trabalho, se traz uma discussão sobre a formação e também sobre a percepção dos professores de História sobre a formação, bem como acerca das práticas desenvolvidas em sala de aula. O resultado da pesquisa revelou que a formação inicial dos professores embora significativa não atendeu as necessidades do exercício da profissão, o que foi sendo desenvolvido com o exercício da docência. Pois, a constituição do processo de identidade dos professores ganham significados por meio de suas experiências, experiências essas que são expressas nos caminhos trilhados, na formação acadêmica, nas primeiras experiências em sala de aula, na relação com os alunos, nas presenças marcantes, nos sentimentos que marcaram suas histórias, no fazer cotidiano do seu ofício.pt_BR
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