Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39026
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Adaptações no uso dos jogos didáticos do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em turmas de 1º. e 2º. anos do ensino fundamental público municipal em Fortaleza |
Authors: | Menezes, Eliziete Nascimento de |
Keywords: | Infância;Ensino;Universo Escolar |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | MENEZES, Eliziete Nascimento de. Adaptações no uso dos jogos didáticos do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em turmas de 1º. e 2º. anos do ensino fundamental público municipal em Fortaleza. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As concepções acerca da infância, os conceitos de escola, ensino, currículo, avaliação, entre tantos outros aspectos que compõem o universo escolar, passaram por alterações políticas e ideológicas relevantes que se refletem no atual cenário educacional, na perspectiva que se tem da escola, do seu papel e de todos os atores inscritos em seu contexto, bem como no processo de ensino e aprendizagem. (FREIRE, 1996). Nessa perspectiva, a aprendizagem da leitura e da escrita também se modificou com o passar do tempo, de modo constatável, passando de métodos considerados antigos e tradicionais de alfabetização até chegarmos aos badalados e, proporcionalmente, controversos usos do construtivismo, considerado por muitos como uma corrente epistemológica e uma concepção de aprendizagem das mais produtivas para essa finalidade. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39026 |
ISSN: | 2316-1086 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_enmenezes.pdf | 185,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.