Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39020
Tipo: Artigo de Evento
Título: Produção e recepção de discursos políticos: o que fazem os eleitores com o que dizem os candidatos
Autor(es): Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de
Palavras-chave: Discursos políticos;Condições sociais
Data do documento: 2012
Citação: CARVALHO, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de. Produção e recepção de discursos políticos: o que fazem os eleitores com o que dizem os candidatos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, 8., 01 a 04 ago. 2012., Gramado (RS). Anais... 2012.
Resumo: A pesquisa exposta sinteticamente neste texto envolve dois níveis de análise, o da produção e da recepção de sentidos dos discursos políticos em um contexto específico que delimita suas condições sociais de produção, a campanha eleitoral para o governo do Ceará em 2010. Foram selecionados para análise programas do HGPE na TV de cada um dos três candidatos ao governo do Ceará melhor posicionados nas pesquisas eleitorais, Cid Gomes (PSB), Lúcio Alcântara (PR) e Marcos Cals (PSDB), que foram ao ar na abertura de suas campanhas. Objetiva-se apreender marcas do processo de produção de sentido inscritas nos textos, o que pressupõe uma primeira interpretação feita a partir da perspectiva específica do analista recorrendo ao instrumental metodológico da análise do discurso. Parte-se do pressuposto que as marcas de distinção de “contratos de comunicação”1 estão presentes de forma explícita ou implícita nos programas dos candidatos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39020
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_rvacarvalho.pdf284,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.