Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39012
Tipo: Artigo de Evento
Título: A influência do corporativismo fascista italiano na formação da legislação trabalhista brasileira
Autor(es): Gentile, Fabio
Palavras-chave: Facismo;Coorporativismo;Legislação trabalhista brasileira
Data do documento: 2012
Citação: GENTILE, Fabio. A influência do corporativismo fascista italiano na formação da legislação trabalhista brasileira. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, 8., 01 a 04 ago. 2012, Gramado (RS). Anais... Gramado (RS), 2012.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa sobre a influência do corporativismo fascista na legislação trabalhista brasileira dos anos trinta. De maneira geral, a questão da influência do corporativismo fascista na legislação brasileira dos anos trinta é um tema bastante focado no campo dos estudos jurídicos. O debate polariza-se em torno do confronto entre aqueles que apoiam a tese de que a legislação trabalhista dos anos trinta seria apenas uma cópia da Carta del lavoro (1927), o documento central do corporativismo fascista italiano, e aqueles que querem libertá-la do modelo italiano, argumentando a tese do “hibridismo”, também em virtude dos consideráveis progressos realizados na historiografia sobre a “Era Vargas”. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39012
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_fgentile.pdf600,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.