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dc.contributor.authorFontineles Filho, Pedro Pio-
dc.date.accessioned2019-01-21T13:45:29Z-
dc.date.available2019-01-21T13:45:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFONTINELES FILHO, Pedro Pio. Nos traçados da escrita e da cidade: história, memória e cidade na narrativa de O. G. Rego de Carvalho. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL. HISTÓRIA CULTURAL: ESCRITAS, CIRCULAÇÃO, LEITURAS E RECEPÇÕES, 7., 10 a 14 nov. 2014, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP), 2014.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-67476-12-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38954-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutor e obrapt_BR
dc.subjectDiscussão literáriapt_BR
dc.subjectMichel Foucault (2008)pt_BR
dc.titleNos traçados da escrita e da cidade: história, memória e cidade na narrativa de O. G. Rego de Carvalhopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA opinião de O. G. Rego de Carvalho sobre a relação entre autor e obra suscita alguns questionamentos: Como discutir um literato sem antes pensar como esse autor se constitui a partir de outras dimensões de sua vida? Ainda mais, como pensar a própria existência do autor, sem levar em consideração os condicionantes de produção, circulação e consumo de seus textos, bem como os diálogos que sua escrita mantém com a de outros escritores? Os textos, em larga medida, não são uma criação com uma essência inédita. Todo texto mantém interlocução com alguma outra forma narrativa, seja ela textual, imagética, pictórica. Como destacou Michel Foucault (2008), nenhum texto é uma unidade absoluta e hermética, pois “a obra não pode ser considerada como unidade imediata, nem como unidade certa, nem como unidade homogênea” (FOUCAULT, 2008, p. 27). Essa percepção indica que o livro, como elemento constitutivo da “obra” de um autor, está caracterizado por ser o “nó em uma rede”. Nessa rede, a obra de O. G. Rego de Carvalho está marcada, ora admitindo ora não, pelos livros, autores e ideias às quais remete. Sua obra, inclusive, faz remissões a ele mesmo e suas memórias. [...]pt_BR
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