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Tipo: Artigo de Evento
Título: A besta confusa: Benjamin Santos e a história de uma ousadia não realizada no teatro pernambucano
Autor(es): Cavalcante Júnior, Idelmar Gomes
Palavras-chave: Teatro brasileiro;Modernismo;Teatro nacional
Data do documento: 2014
Citação: CAVALCANTE JÚNIOR, Idelmar Gomes. A besta confusa: Benjamin Santos e a história de uma ousadia não realizada no teatro pernambucano. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL. HISTÓRIA CULTURAL: ESCRITAS, CIRCULAÇÃO, LEITURAS E RECEPÇÕES, 7., 10 a 14 nov. 2014, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP), 2014.
Resumo: Uma peça teatral não encenada pode ser levada em consideração no âmbito da história do teatro? Para a pesquisadora Giuliana Simões a resposta é sim. No debate sobre a modernização do teatro brasileiro, onde é comum afirmar-se que a efetivação do modernismo em nosso teatro se dá apenas na década de 1940, a partir de marcos como a encenação de Vestido de noiva (1943), os empreendimentos do Teatro Brasileiro de Comédia ou a atuação do Teatro Popular de Arte; Giuliana Simões defende que, já nos anos vinte e trinta, a modernização do teatro brasileiro estaria em processo. Para justificar a sua tese, argumenta que as peças A última encarnação de Fausto (Renato Viana), O homem que marcha (Benjamim Lima), O bailado do deus morto (Flávio de Carvalho) e O rei da vela (Oswald de Andrade) já representavam a concretização de nossa modernidade teatral. E se não foram consideradas as suas contribuições para a história do teatro nacional, isso se deve, segundo à pesquisadora, ao fato de as propostas cênicas dessas obras terem superado o horizonte de expectativa do público da época, tornando-as, por isso, incompreensíveis. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38945
ISBN: 978-85-67476-12-4
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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