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dc.contributor.authorSilva, Ana Carla Pereira da-
dc.date.accessioned2019-01-21T11:43:26Z-
dc.date.available2019-01-21T11:43:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carla Pereira da. Transformações espaciais e perceptivas: o transporte coletivo de ônibus em Fortaleza (1920-1940). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL. HISTÓRIA CULTURAL: ESCRITAS, CIRCULAÇÃO, LEITURAS E RECEPÇÕES, 7., 10. a 14 nov. 2014, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP), 2014.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-67476-12-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38937-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaços urbanospt_BR
dc.subjectVeículos urbanospt_BR
dc.subjectTransformações físicaspt_BR
dc.titleTransformações espaciais e perceptivas: o transporte coletivo de ônibus em Fortaleza (1920-1940)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA reportagem acima se situa no período em que o serviço de ônibus começava a operar na cidade de Fortaleza1. No entanto, longe de ser consensual, a implantação desses novos veículos urbanos foi marcada por ferrenhas disputas nas vias públicas, sobretudo com os bondes elétricos da empresa Light 2.As formas mais simples de locomoção, como andar a pé, de bicicleta ou de carroça passaram a ter que conviver cada vez mais com esses veículos associados à modernização dos espaços urbanos – bondes, caminhões, ônibus e automóveis –, devido ao aumento do tráfego motorizado nas décadas de 1930 e 1940. A inserção desses transportes na cidade, porém, exigiu algumas transformações físicas no espaço urbano e também provocou alterações perceptivas.[...]pt_BR
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